Início » Economia » Internacional » Escavações revelam povoados de mais de 10 mil anos na Amazônia
ESTUDO

Escavações revelam povoados de mais de 10 mil anos na Amazônia

Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia descobriu que caçadores-coletores ocuparam parte da Floresta Amazônica durante o período Holoceno

Escavações revelam povoados de mais de 10 mil anos na Amazônia
Em uma das covas foi encontrado pigmento vermelho e conchas grandes (Foto: J.Capriles/Universidade da Pensilvânia)

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, os caçadores-coletores, que foram os primeiros modos de subsistência do Homo Sapiens, já ocuparam parte da floresta amazônica há 10.600 anos, milhares de anos antes do que se imaginava.

Os restos mortais encontrados na região de Llanos de Moxos, na Bolívia, sustentam a ideia de que os caçadores-coletores habitaram e viveram no sudoeste da Amazônia até cerca de 4.000 anos atrás.

De acordo com José Capriles, autor da pesquisa, foi uma surpresa descobrir que a região já havia sido povoada séculos antes, durante o início do período Holoceno. Segundo o autor, a carência de pedras na Amazônia acaba dificultando a identificação de sítios arqueológicos pré-cerâmicos.

Durante as escavações foram encontrados corpos de adultos que estavam enterrados em restos de cinco covas. De acordo com Capriles, os corpos estavam de costas e na horizontal, posição que provavelmente estaria vinculada a crenças sobre morte. Em uma das covas foi encontrado pigmento vermelho e conchas grandes.

Os terrenos estudados tinham uma grande quantidade de terra queimada, além de vegetais e restos de animais. Segundo as análises, essas descobertas revelaram a presença de comunidades estáveis com uma mobilidade reduzida.

Por ser uma zona úmida na bacia do Amazonas, os estudos foram direcionados para três ilhas florestais onde as evidências indicaram que os grupos que residiam no local dependiam diretamente da exploração de recursos silvestres, como a caça e pesca.

De acordo com o estudo, os povoados foram abandonados antes do surgimento de sociedades agrícolas complexas em Llanos de Moxos e os arqueólogos acreditam que essas primeiras sociedades tenham iniciado o processo de domesticação de culturas, como a da mandioca.

Fontes:
Science News-Excavations show hunter-gatherers lived in the Amazon more than 10,000 years ago
DW-Descobertos povoados de 10 mil anos na Amazônia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *