Início » Economia » Internacional » Espanha intensifica esforços para salvar menino que caiu em poço
OPERAÇÃO DE RESGATE

Espanha intensifica esforços para salvar menino que caiu em poço

Equipes de resgate correm contra o tempo para salvar Julen Roselló, de dois anos de idade, que há quatro dias caiu em um poço de 100 metros de profundidade

Espanha intensifica esforços para salvar menino que caiu em poço
O menino Julen Roselló caiu no buraco no último domingo, 13 (Foto: Twitter/@STForeignDesk)

O governo da cidade de Málaga, na Espanha, intensificou as operações para salvar o menino Julen Roselló, de dois anos de idade, que há quatro dias caiu em um poço de 100 metros de profundidade enquanto brincava.

Julen saiu com sua família para um piquenique em Totalan no último domingo, 13. Ele se afastou dos pais para brincar no entorno, quando caiu no poço, de aproximadamente 25 centímetros de largura.

O pai da criança, José Roselló, disse que ouviu o menino gritar e correu para o buraco. Em entrevista ao jornal local Sur, ele disse que, assim que chegou na boca do poço, ouviu o choro do menino. “Eu empurrei as pedras e ouvi meu filho chorando. Meu filho está lá embaixo. Não deixe ninguém tentar duvidar disso. Eu gostaria que ele não estivesse lá embaixo, mas eu o ouvi. Eu gostaria que fosse eu enterrado lá para que ele pudesse estar aqui com sua mãe”, disse José.

Porém, desde então, o menino não tornou a fazer nenhum barulho. No momento, engenheiros e mineiros especializados se empenham para impedir que o trabalho de resgate resulte no desmoronamento parte da boca do poço. Eles estão focados em permanecer no eixo vertical para conseguir chegar até o menino da forma mais rápida.

O representante dos mineiros que participam da operação, Juan López Escobar, disse aos repórteres que poderia levar mais dois ou três dias até chegarem a Julen. “Em condições normais, o projeto seria realizado com amostras e sondagens, e levaria praticamente um mês para ser realizado. Mas, neste caso, a urgência do resgate significa ter um cronograma diferente”, explicou Escobar.

López Escobar disse que falar sobre prazos não ajuda. “Estamos trabalhando para fazê-lo [o resgate] o mais rápido possível por causa da saúde da criança”, disse Escobar. Agentes da Defesa Civil local e bombeiros estão sendo auxiliados por especialistas em resgate de minas das Astúrias e membros de uma empresa de resgate sueca que ajudaram a resgatar os 33 mineiros chilenos que ficaram presos, por 69 dias, em uma mina, em 2010. Na última quarta-feira, 16, uma amostra de cabelo retirada de dentro do poço deu resultado compatível com o DNA de Julen.

A família do menino está esperançosa. Antes de Julen, os pais da criança tiveram um outro filho, chamado Óliver, que morreu em 2017, aos três anos de idade, após sofrer um ataque cardíaco repentino enquanto caminhava com os pais em uma praia em Málaga.

Moradores de Totalán fizeram uma vigília para apoiar a família na noite de quarta-feira. Alguns seguravam cartazes dizendo “Toda a Espanha está com você” e “Estamos lhe enviando nossa força”.

“Não estamos apenas dando voz a todos os moradores de Totalán, mas também ao resto do país, porque todos temos Julen em nossas mentes desde o último domingo”, disse, segundo noticiou o Guardian, uma das moradoras que foi ao local expressar apoio à família.

O caso lembra o resgate da menina americana Jessica McClure, que em 1987, quando tinha um ano e meio de idade, caiu em um poço de 6,7 metros de profundidade, enquanto brincava com as irmãs. O resgate da menina levou dois dias e foi acompanhado pela população americana sob forte comoção.

Fontes:
The Guardian-Rescuers in Spain intensify efforts to reach toddler trapped in borehole

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Ana Torres disse:

    Peraí…profundidade de 100 metros????
    Eu lamento. É triste dizer, mas não tenho esperanças não.

  2. Carla disse:

    Depois de tantos dias ,só um Milagre faz esta pobre criança sair viva dali. Tenho muita pena do sofrimento destes pais , perderem 2 filhos em 1 ano de um momento para o outro é muito triste um desespero pare estes pais . Como mãe nem consigo pensar nos que sentem ,e apesar de só um Milagre fazer esta criança sair viva dali eu, rezo por esse Milagre.

  3. Samuel disse:

    A esperança é a última que morre. Que Deus faça o melhor para o menino e dê forças a seus pais.

  4. Fabiana disse:

    Apesar das circustâncias não serem favoráveis, rezo e acredito num milagre! Que Deus conforte estes pais, neste momento tão difícil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *