Início » Internacional » Estar em pé melhora o desempenho cognitivo
SAÚDE

Estar em pé melhora o desempenho cognitivo

Estudos psicológicos sugerem que a posição reduz a perda de atenção e intensifica o esforço mental, o que melhora o desempenho cognitivo

Estar em pé melhora o desempenho cognitivo
A posição em pé exige mais esforço e concentração (Foto: npr.org)

Diversos indícios mostram que o tipo de trabalho em que as pessoas ficam sentadas durante muito tempo é prejudicial à saúde. Algumas teorias sugerem que trabalhar em pé é mais saudável. Mas traz benefícios ao trabalho? Um artigo recém-publicado na revista científica Psychological Science de Yaniv Mama da Universidade Ariel, em Israel, e seus colegas, descreveu o resultado de um teste no qual os participantes que ficaram em pé tiveram um desempenho melhor.

A posição em pé exige mais esforço e concentração. Os músculos, por sua vez, precisam ser monitorados o tempo inteiro pelo cérebro para compensar o esforço. Experimentos psicológicos sugerem que a atenção é um recurso finito. Assim, a posição em pé reduziria a atenção que poderia ser direcionada para outro objetivo. No entanto, segundo algumas teorias a intensificação da força física e mental gera um leve estresse, que melhora o desempenho cognitivo.

Em sua pesquisa, Mama aplicou o teste Stroop de Cores e Palavras em 50 estudantes universitários, enquanto estavam de pé ou sentados. Durante o teste os participantes leram os nomes das cores em que as palavras que indicam cores haviam sido impressas. Em alguns casos, a cor correspondia à palavra. Em outros, a palavra “azul”, por exemplo, foi impressa em tinta amarela. Anos de experiência mostraram que os participantes demoram mais tempo para indicar a cor da tinta quando é diferente do significado da palavra e que outros estímulos mentais simultâneos aumentam o tempo de resposta.

Ao final do teste, os pesquisadores concluíram que os participantes que haviam feito o experimento em pé tiveram um desempenho melhor em relação aos que permaneceram sentados. A pontuação dos voluntários em pé foi de cerca de 100 milissegundos, enquanto a pontuação dos demais foi de aproximadamente 120 milissegundos. Assim, pelo menos nesse teste o esforço e a concentração exigidos pela posição em pé melhoraram a acuidade mental.

Fontes:
The Economist-Standing is good for your mind as well as your body

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. olbe disse:

    Que legal..ha algum tempo eu coloquei meu Laotop num banquinho e só fico escrevendo nele em pé..Fiquei feliz com esta descoberta…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *