Início » Cultura » Estátua de ‘satã amigo’ gera discórdia em Segóvia
ESPANHA

Estátua de ‘satã amigo’ gera discórdia em Segóvia

Governo de Segóvia, na Espanha, quer colocar em ponto turístico uma estátua do diabo, com expressão jocosa, em homenagem a uma lenda local. Proposta enfureceu religiosos da cidade

Estátua de ‘satã amigo’ gera discórdia em Segóvia
Estátua será instalada perto de um famoso aqueduto construído durante o Império Romano (Foto: José Antonio Abella)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Como você se sentiria ao ver uma figura com chifres perto de uma ponte tirando uma selfie com o celular? Não, isso não é um pesadelo, mas sim o protótipo de uma estátua com a imagem do diabo prevista para ser instalada na cidade espanhola de Segóvia, a noroeste de Madri, onde o governo local espera que venha a ser uma atração turística.

Mas a imagem do demônio, com uma expressão gentil e sedutora, causou indignação entre moradores católicos da cidade, que coletaram 5.500 assinaturas em uma petição de protesto contra o que consideram uma ofensa à religião. O texto da petição diz que o diabo deveria ser retratado como um ser “repulsivo e desprezível e não sorridente e simpático”.

De acordo com o conselho municipal de Segóvia, a estátua deverá ser instalada a 200 metros do famoso aqueduto construído durante o Império Romano. As autoridades locais argumentam que o tema da estátua é uma lembrança da lenda local, segundo a qual o aqueduto foi construído pelo demônio em uma única noite.

Porém, nem todos os moradores compartilham o sentimento de indignação da comunidade católica de Segóvia. Uma petição de apoio à instalação da estátua foi assinada por 2.100 pessoas.

Segundo o texto da petição a favor, a escultura com a imagem do diabo “faz parte da lenda do aqueduto de Segóvia e, portanto, não é um desrespeito à moral ou à religião, uma vez que é apenas um personagem de uma lenda”.

A reação diante do protótipo da estátua surpreendeu o artista José Antonio Abella. “É uma triste controvérsia. Segóvia é uma cidade linda e a maioria dos moradores é simpática e tranquila. Temo que algumas pessoas intolerantes e retrógradas possam distorcer sua imagem”, disse Abella à CNN Travel.

Abella exerceu a medicina por quase 40 anos. Após a aposentadoria, dedicou-se à arte e à literatura. Suas esculturas são influenciadas pelo trabalho do artista britânico Henry Moore.

Abella também disse aos jornalistas da CNN Travel que uma ação judicial para impedir a construção da estátua foi rejeitada pelo tribunal local. De acordo com o cronograma proposto, o projeto será concluído no final de janeiro. “Não criei essa obra de arte para causar polêmica ou ferir os sentimentos de alguém. Ao contrário, quis transmitir uma imagem jovial do diabo com a intenção de divertir as pessoas.Acho que muitos turistas vão tirar selfies da estátua por ser engraçada”, disse o artista.

Fontes:
CNN-'Friendly' Satan statue causes anger in Segovia, Spain

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *