Início » Economia » Internacional » Estudo aponta que poluição do ar mata mais que cigarro
SAÚDE

Estudo aponta que poluição do ar mata mais que cigarro

Acredita-se que a poluição do ar causou, pelo menos, 8,8 milhões de mortes em 2015, quase o dobro do esperado para o período

Estudo aponta que poluição do ar mata mais que cigarro
Dados indicaram que a PM2.5 é a maior causadora de doenças respiratórias e cardiovasculares (Foto: Pixabay)

Segundo pesquisadores da Alemanha e Chipre, a poluição de ar está matando mais pessoas anualmente do que o fumo. A pesquisa, que foi publicada nesta terça-feira, 12, apontou uma ação urgente para interromper a queima de combustíveis fósseis pelo mundo.

Dados apontam que a poluição do ar causou 8,8 milhões de mortes em 2015, quase o dobro dos 4,5 milhões esperados para o ano. Enquanto isso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo mata cerca de sete milhões de pessoas por ano.

Na Europa, foi descoberto que a poluição do ar causou pelo menos de 790.000 mortes. Entre 40% e 80% dos óbitos foram recorrentes de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

“Como a maior parte do material particulado e outros poluentes atmosféricos na Europa vêm da queima de combustíveis fósseis, precisamos mudar para outras fontes de geração de energia com urgência”, disse o co-autor do estudo, professor Jos Lelieveld, do Instituto de Química Max-Plank, em Mainz, na Alemanha, e do Instituto Nicósia, no Chipre.

Os cálculos dos pesquisadores afirmam que os poluentes encurtam a vida das pessoas em aproximadamente 2,2 anos. De modo geral, a poluição causou 120 mortes extras em cada 100.00 pessoas no mundo em apenas um ano. Na Europa, a taxa é ainda maior, chegando até 200 mortes em 100.000 óbitos.

“Quando usamos energia limpa e renovável, não estamos apenas cumprindo o Acordo de Paris para mitigar os efeitos da mudança climática, também podemos reduzir as taxas de mortalidade relacionadas à poluição do ar na Europa em até 55%”, afirmou Lelieveld.

Em adendo, o professor Thomas Munzel, do Centro Médico da Universidade de Mainz, na Alemanha, afirmou que “a poluição do ar causa mais mortes extras por ano do que o fumo, que a Organização Mundial de Saúde estima ser responsável por mais 7,2 milhões de mortes em 2015”.

Publicado pelo European Heart Journal, partículas como o ozônio e as PM2.5 são extremamente prejudiciais à saúde, pois conseguem penetrar nos pulmões e, até mesmo, no sangue.

Os dados indicaram que a PM2.5 é a maior causadora de doenças respiratórias e cardiovasculares. Devido a isso, foi solicitado uma redução no limite de PM2.5 na União Europeia, onde atualmente é de 25 microgramas a cada metro cúbico, sendo 2,5 maior do que a diretriz da OMS.

Fontes:
Aljazeera-Study says air pollution killing more people than smoking

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. ACM disse:

    Canso de dizer q o ar do transito mata mais q cigarro (ja li isso em papers cientificos ha anos). Agora esta’ se tornando publico (e haja lobby da Big Oil contra os carros eletricos).
    .
    Qdo vejo pessoas fazendo o cooper em transito intenso, fico me perguntando se eles sabem q estao apenas apressando o cancer e o infarto. Como diz o povo, “Quem faz o cooper, fica com o cooper feito”…
    .
    O cigarro ja foi (quase) abolido, sendo substituido pela maconha no Canada, Uruguai, EUA, Holanda etc. Resta agora saber q doencas os maconheiros vao ter…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *