Início » Economia » Internacional » EUA não planejam ação conjunta com o Irã no Iraque, diz Pentágono
Tensão no Iraque

EUA não planejam ação conjunta com o Irã no Iraque, diz Pentágono

John Kirby: não há nenhum plano de coordenar a atividade militar entre o governo americano e o Irã

EUA não planejam ação conjunta com o Irã no Iraque, diz Pentágono
Apesar da retirada dos 58 empregados, a ONU reforçou que continuará seu trabalho no Iraque (Reprodução/internet)

O Pentágono informou na última segunda-feira, 16, que não tem planos de coordenar uma ação militar no Iraque junto com o Irã.

A declaração foi feita no mesmo dia em que o secretário de Estado americano, John Kerry, sugeriu que os Estados Unidos não descartavam uma cooperação com Irã  para enfrentar militarmente a insurgência de jihadistas.

Leia mais: EUA não descartam aliança com Irã contra jihadistas no Iraque

“Não há absolutamente nenhuma intenção e nenhum plano de coordenar a atividade militar entre os Estados Unidos e o Irã. Não há planos de consultar o Irã sobre as atividades militares no Iraque”, disse o porta-voz Pentágono, John Kirby.

No entanto, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jennifer Psaki, disse que os Estados Unidos estão abertos a conversar com o Irã sobre a situação no Iraque. “Convidamos o Irã a resolver os problemas de maneira não sectária”, afirmou Jennifer.

O aumento da violência na região levou a ONU a retirar 58 empregados de Bagdá na última segunda-feira. A medida, inicialmente temporária, pode ser estendida a outros locais nos próximos dias, segundo o porta-voz adjunto das Nações Unidas, Farhan Haq.

“Revisamos nossa avaliação nos três últimos dias. A situação mudou e, como consequência, adaptamos nosso dispositivo. Os 58 funcionários deixaram a capital até Amã, na Jordânia, e serão transferidos para Erbil, no Curdistão iraquiano” informou Farhan Haq, ressaltando que a ONU continuará seu trabalho no Iraque.

Fontes:
O Globo-Pentágono: EUA não planejam ação conjunta com o Irã no Iraque

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *