Início » Brasil » Filme brasileiro ‘Bacurau’ ganha Prêmio do Júri em Cannes
FESTIVAL DE CANNES

Filme brasileiro ‘Bacurau’ ganha Prêmio do Júri em Cannes

É a primeira vez que uma produção brasileira ganha o prêmio na categoria, considerada uma das mais importantes do Festival de Cannes

Filme brasileiro ‘Bacurau’ ganha Prêmio do Júri em Cannes
Filme dividiu o prêmio com o francês 'Les Misérables' (Foto: Twitter/@Festival_Cannes)

O filme brasileiro “Bacurau” ganhou na noite do último sábado, 25, o Prêmio do Júri do Festival de Cannes. É a primeira vez que uma produção brasileira ganha o prêmio na categoria, considerada uma das mais importantes do evento. No entanto, o filme não levou sozinho o prêmio, empatando com o francês “Les Misérables”.

Produzido pelos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, “Bacurau” é um filme de drama e faroeste, estrelado por Sônia Braga, que conta a história da cidade fictícia de Bacurau, no sertão do Brasil, assolada por diversos acontecimentos estranhos após a morte da matriarca da cidade, Dona Carmelita, aos 94 anos de idade.

Ao receber o prêmio, Kleber Mendonça destacou a necessidade de apoio a produções nacionais. “Trabalhamos para a cultura no Brasil e o que precisamos é de seu apoio”, disse o diretor, segundo noticiou a agência France Press.

Em entrevista ao portal G1, Mendonça afirmou que “Bacurau” é um filme “sobre o Brasil, sobre educação e sobre história”. “É um filme sobre o Nordeste, um filme sobre o Brasil, é um filme sobre educação, sobre história e estou muito feliz que esse filme nasceu aqui no Festival de Cannes e agora está começando a correr o mundo. Vamos cuidar mais uns dos outros e respeitar a cultura, a educação, a ciência e o conhecimento”, disse o diretor.

O Festival de Cannes foi criado em 1946 e, atualmente, distribui sete prêmios principais. Em ordem de importância, os prêmios são: Palma de Ouro, Grand Prix, Prêmio do Júri e as categorias de direção, roteiro, ator e atriz.

Na edição deste ano, levou a Palma de Ouro a produção sul-coreana “Parasite”, do diretor Bong Joon-ho. Já o filme “Atlantique”, primeiro longa da diretora francesa de origem senegalesa Mati Diop, levou o prêmio Grand Prix.

Os irmãos belgas Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne levaram o prêmio de melhor direção pelo drama “Young Ahmed”. A britânica Emily Beecham ganhou o prêmio de melhor atriz pelo filme “Little Joe” e o hispano-americano Antonio Bandeiras foi condecorado com o prêmio de melhor ator pelo filme “Dor e Glória”.

Fontes:
G1-Filme brasileiro 'Bacurau' vence Prêmio do Júri no Festival de Cannes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *