Início » Internacional » Francês detido na Ucrânia planejava atentados na Eurocopa
ARSENAL DE GUERRA

Francês detido na Ucrânia planejava atentados na Eurocopa

Homem era vigiado desde dezembro, quando chegou ao Leste da Ucrânia

Francês detido na Ucrânia planejava atentados na Eurocopa
A Eurocopa começa nesta semana na França (Fonte: Reprodução/Público)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O diretor do Serviço Ucraniano de Segurança (SBU), Vasil Grytsak, informou nesta segunda-feira, 6, que um francês ultranacionalista que supostamente planejava 15 atentados durante a Eurocopa, o Campeonato Europeu de Futebol que começa nesta semana na França, foi detido no último dia 21 de maio por membros do serviço secreto ucraniano.

“O SBU conseguiu evitar 15 atos terroristas que estavam planejados para a França às vésperas e durante a Eurocopa”, afirmou Grytsak, que ressaltou ainda que o homem detido expressou oposição à “política de seu governo no que diz respeito à chegada em massa de estrangeiros à França, a difusão do islã e a globalização”.

O francês teria planos de atacar pontes, estações de metrô e outros centros urbanos. A imprensa francesa o identificou como Gregoire M, de 25 anos. Ainda não há, no entanto, uma confirmação oficial do seu nome.

O SBU afirmou que o homem era vigiado dede dezembro, quando chegou ao Leste da Ucrânia. Sob o olhar dos serviços de segurança, ele conseguiu reunir um autêntico arsenal de guerra: “capturado pelos serviços secretos, o cidadão francês recebeu cinco espingardas automáticas Kalashnikov, mais de cinco mil munições, dois lança-rockets antitanque, 125 quilos de dinamite e cem detonadores”.

A França está em estado de emergência desde os atentados realizados em novembro do ano passado em Paris. A Eurocopa é considerada um evento de alto risco. O próprio presidente da França admitiu neste final de semana que “a ameaça existe”, mas ressaltou que os visitantes “não se devem deixar intimidar”.

Fontes:
G1 - Francês que preparava atentados na Eurocopa é preso na Ucrânia
Público - Homem que planeava atentados no Europeu detido com 125 quilos de dinamite

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *