Início » Internacional » Furacão Dorian atinge as Bahamas
CATEGORIA 5

Furacão Dorian atinge as Bahamas

Ventos chegaram a 295 km/h e há relatos de enchentes. Cerca de 13 mil casas foram destruídas ou danificadas

Furacão Dorian atinge as Bahamas
Dorian agora segue na direção oeste (Fonte: Reprodução/LCDR Robert Mitchell, NOAA)

O furacão Dorian, de categoria 5 (a mais alta), atingiu neste domingo, 1°, as Bahamas com ventos de até 295 km/h. A informação foi divulgada pelo Centro Nacional de Furacões em Miami.

Há relatos de enchentes e casas destruídas nas Ilhas Ábaco. A agência de notícias Reuters informou que as casas na região são construídas para resistir a ventos de pelo menos 241 km/h. De acordo com a Cruz Vermelha Internacional, 13 mil casas foram destruídas ou ficaram danificadas.

Em uma entrevista, o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, afirmou que “uma tempestade mortal e monstruosa” atinge a região. Ainda de acordo com Minnis, a tempestade ameaça 73 mil pessoas e 21 mil casas.

Na última sexta-feira, 31, foi emitida uma ordem de retirada para moradores de áreas vulneráveis. Muitas pessoas, no entanto, não atenderam ao apelo do primeiro-ministro.

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu em suas redes sociais que o mundo “ore pelas pessoas das Bahamas”.

O Dorian agora segue na direção oeste, segundo o Centro Nacional de Furacões. Há possibilidade de o furacão atingir com força a Flórida no fim desta segunda-feira, 2, ou início desta terça-feira, 3.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que a tempestade poderá desenvolver ventos de até 320 km/ e provocar “uma destruição extrema nas áreas atingidas por várias horas”.

O governo da Flórida destacou que foram emitidas ordens de retirada para as áreas costeiras dos municípios de Palm Beach, Martin, St. Lucie e Brevard e também para moradores de Hastings e Flagler Estates.

Outro estado que deve ser atingido pelo Dorian é a Carolina do Sul. O governador local ordenou a retirada da população de toda a região costeira a partir das 12h desta segunda. A expectativa é de que 830 mil pessoas tenham que deixar a região.

Fontes:
G1 - Furacão Dorian chega às Bahamas na categoria 5 e com ventos de 295 km/h

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *