Início » Internacional » Furacão Michael segue em direção à Flórida
ALERTA NOS EUA

Furacão Michael segue em direção à Flórida

Tempestade tropical se tornou um furacão, e está se movendo em direção ao Golfo do México. Segundo previsões, ele deve atingir, em breve, o norte do Golfo da Flórida

Furacão Michael segue em direção à Flórida
A tempestade ameaça a costa sudeste dos Estados Unidos (Foto: NASA)

A tempestade tropical Michael se tornou um furacão, e está se movendo em direção ao Golfo do México e, segundo previsões, deve atingir, em breve, o norte do Golfo da Flórida.

Os meteorologistas do Centro Nacional de Furações de Miami relatam que Michael passará por águas de temperaturas elevadas, se transformando em um grande furação, com ventos de mais de 178 km/h, na noite da próxima terça-feira, 9.

Nesta segunda, o furacão atingiu o oeste de Cuba, gerando fortes chuvas e ventos. De acordo com informações, os ventos chegaram a 120 km/h.

O governador Rick Scott, da Flórida, emitiu um pedido de emergência para 26 condados, a fim de apressar os preparativos na área do Panhandle, na Flórida e Big Bend, liberando recursos e ativando 500 membros da guarda nacional da Flórida antes do furacão.

“Esta tempestade será fatal e extremamente perigosa”, disse Scott no domingo, depois de receber a informação do centro de operações de emergência do estado. Ele alertou que a tempestade poderia afetar algumas áreas da Flórida.

Espera-se que Michael passe pelo canal de Yucatán e cruze o Golfo do México, aproximando-se da costa de Panhandle até a próxima quarta-feira, 10. Meteorologistas aconselharam moradores a monitorarem o progresso da tempestade.

A cidade de Tallahassee, no norte da Flórida, abriu no domingo, dois locais onde os moradores poderiam obter sacos de areia para contenção, em caso de inundações.

“Embora os impactos ainda sejam incertos, nossa área pode experimentar uma maior atividade de vento e chuvas fortes, o que poderia causar inundações e árvores derrubadas”, disseram autoridades de Tallahassee, em um comunicado.

O prefeito de Tallahassee, Andrew Gillum, que é o candidato democrata a governador do estado, planejava fazer campanha no sul da Flórida na segunda e terça-feira, mas disse que voltaria a Tallahassee para ajudar nos preparativos de prevenção para a chegada da tempestade.

Em comunicado oficial no Twitter, a cidade de Pensacola pediu aos moradores que “certifiquem-se de ter seu plano de emergência”.

O centro de furacões alertou que a tempestade poderia chegar a 30 centímetros de chuva no oeste de Cuba, provocando enchentes e deslizamentos de terra. As chuvas no oeste de Cuba devem começar no domingo à noite e continuar na segunda-feira. Michael é a 13ª tempestade da temporada de furacões de 2018.

Fontes:
The Guardian-Hurricane Michael: storm upgraded as Florida braces for 'dangerous' event

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *