Início » Economia » Internacional » Guatemala emite alerta por erupção de vulcão
VULCÃO DE FOGO

Guatemala emite alerta por erupção de vulcão

País monitora as atividades do Vulcão de Fogo, que no último domingo, 18, entrou em sua quinta fase eruptiva do ano

Guatemala emite alerta por erupção de vulcão
Coluna de cinzas supera mais de mil metros de altura sobre a cratera (Foto: Twitter/Javier Juárez)

Autoridades da Guatemala alertaram nesta segunda-feira, 19, para o perigo de uma nova erupção do Vulcão de Fogo. Esta é a quinta vez que o alerta é dado neste ano.

O alerta foi dado no município de Escuintla, após o vulcão ter iniciado sua quinta fase eruptiva do ano, no último domingo, 18, com lavas e colunas de cinzas, segundo a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

O Instituto de Vulcanologia informou que a coluna de cinzas supera mais de mil metros de altura sobre a cratera, e que 214 moradores, a maioria de Escuintla, foram levados para áreas seguras. A tendência é que este número aumente.

Apelos por retiradas provisórias afetam quase 2000 pessoas, de pelo menos dez comunidades dos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltengo, próximas do vulcão de 3.763 metros de altura e que fica 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala.

Segundo o Boletim do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hydrology, foi registrado o aumento no número de explosões, mesmo que moderadas. O último boletim informou que o fluxo da lava que vai em direção ao Cânion do Ceniza chega a 2.500 metros de comprimento.

Em 3 de junho deste ano, houve a mais forte erupção do vulcão, que devastou a comunidade de San Miguel Los Lotes, causando a morte de 194 pessoas e afetando quase duas milhões de pessoas, além de deixar 234 desaparecidos.

Fontes:
G1-Cidade da Guatemala aciona alerta vermelho por erupção do Vulcão de Fogo
Agência Brasil-Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter novas erupções

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *