Início » Internacional » Indonésia localiza caixa-preta de avião que caiu com 189 pessoas
ACIDENTE AÉREO

Indonésia localiza caixa-preta de avião que caiu com 189 pessoas

A caixa-preta foi encontrada a 30 metros de profundidade, perto de Jacarta, onde o avião caiu na última segunda-feira, 26

Indonésia localiza caixa-preta de avião que caiu com 189 pessoas
Investigação sobre as causas do acidente pode levar até seis meses para ser concluída (Sutopo Purwo Nugroho/Twitter)

Autoridades da Indonésia confirmaram nesta quinta-feira, 1°, a recuperação de um dos dispositivos da caixa-preta do avião da companhia aérea Lion Air, que caiu no mar de Java, aproximadamente 13 minutos após sua decolagem, matando 189 pessoas.

O diretor-geral da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas), Muhammed Syaugi, informou aos jornalistas que os mergulhadores localizaram o gravador de dados de voo, enquanto a busca pelo gravador de voz da cabine continua a ser feita.

Após terem detectado um sinal consistente nas águas do cabo de Karawang, a caixa-preta foi encontrada a 30 metros de profundidade, perto de Jacarta, onde o avião caiu.

“Encontramos uma das caixas-pretas. Não sabemos se é a FDR (que registra os parâmetros de voo) ou a CVR (que registra os sons dentro da cabine)”, afirmou o diretor do Comitê Nacional de Segurança dos Transportes, Soerjanto Tjahjono.

Para a recuperação das caixas-pretas, que é fundamental para descobrir as causas do acidente, as autoridades mobilizaram cerca de mil pessoas, além de helicópteros e barcos.

Segundo Tjahjono, a investigação completa poderia demorar até seis meses para ser concluída, apesar do comitê ter a intenção de publicar um relatório sobre a fatalidade até próximo mês.

Além da caixa-preta, foram encontradas partes da fuselagem. As equipes já retiraram 56 sacos com restos mortais de pelo menos dez pessoas, segundo a Basarnas. Esse material deverá passar por exames de DNA para realizar a identificação. Além disso, o serviço de socorro encontra dificuldades em separar os restos humanos dos estilhaços do avião.

O voo JT 610 desapareceu dos radares na manhã de segunda-feira, 26, após decolar do aeroporto de Jacarta com destino a Pangkal Pinang, na ilha de Bangka.

 

Leia mais: Indonésia descarta sobreviventes em acidente aéreo

Fontes:
G1-Indonésia encontra caixa-preta de avião que caiu com 189 a bordo
Agência Brasil-Indonésia confirma recuperação de uma caixa-preta do avião acidentado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *