Início » Internacional » Irã ultrapassa limite de urânio enriquecido
ACORDO NUCLEAR

Irã ultrapassa limite de urânio enriquecido

Ministro das Relações Exteriores do Irã, javad Zarif, afirmou nesta segunda-feira, 1º, que o país violou o limite de 300 kg estipulado pelo acordo nuclear

Irã ultrapassa limite de urânio enriquecido
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, fez o anúncio nesta segunda (Fonte: Reprodução/Wikipedia/Bundesministerium für Europa)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A agência de notícias iraniana Isna informou que o ministro das Relações Exteriores do Irã, javad Zarif, afirmou nesta segunda-feira, 1º, que o país violou o limite de 300 kg de urânio enriquecido estipulado pelo acordo nuclear de 2015.

De acordo com a agência Fars, que havia antecipado a informação, o estoque foi medido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Um porta-voz da AIEA ressaltou que “nossos inspetores estão no terreno e eles se reportarão à sede assim que o estoque de urânio de baixo enriquecimento for verificado”. A informação é da agência de notícias Reuters.

O governo iraniano aumentou em quatro vezes a produção do urânio de baixo enriquecimento (utilizado para produzir combustível para reatores nucleares) em maio. A medida foi revelada após o anúncio do presidente americano, Donald Trump, de novas sanções.

As sanções multilaterais previstas pelo acordo nuclear suspensas em troca de o Irã limitar suas atividades nucleares podem ser retomadas caso a violação seja confirmada pela AIEA.


Fontes:
G1 - Irã violou limite de urânio enriquecido previsto pelo acordo nuclear, diz governo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *