Início » Internacional » Jogos ajudam a preservar a memória em idosos
DAMAS, XADREZ, CARTAS

Jogos ajudam a preservar a memória em idosos

Estudo aponta que idosos que têm o costume de jogar xadrez, damas e outros jogos do tipo preservam mais suas funções cognitivas

Jogos ajudam a preservar a memória em idosos
Estudo avaliou o desempenho cognitivo de 1.091 pessoas nascidas em 1939 (Foto: Piqsels)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pesquisadores do departamento de Psicologia da Universidade de Edimburgo realizaram um estudo sobre a relação entre alguns tipos de jogos de tabuleiro, como xadrez e damas, e a preservação das funções cognitivas em pessoas idosas. 

O estudo, publicado na revista científica The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences, baseou-se na avaliação do desempenho cognitivo de 1.091 pessoas nascidas em 1939. Os testes foram aplicados nas idades de 70, 73, 76 e 79.  

Os pesquisadores compararam os resultados dos testes dos participantes na faixa de 70 a 76 anos, a fim de avaliar se os que tinham o hábito de jogar cartas, xadrez, damas e de frequentar bingos tinham uma memória melhor e um raciocínio mais rápido do que os que não praticavam essas atividades.

Os pesquisadores constataram um declínio menor nas funções cognitivas entre os participantes que exercitavam a mente com tais atividades. “Além da concentração mental, os jogos não digitais estimulam a interação social, um fato e importante na vida de pessoas idosas”, concluíram.

Segundo Ian Deary, diretor do Centre for Cognitive Ageing and Cobnitive Epidemiology da Universidade de Edimburgo, o estudo pode ajudar as pessoas a escolher atividades que preservam por mais tempo a memória e o raciocínio.

Caroline Abrahams, diretora da Age UK, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao bem-estar de idosos no Reino Unido, apontou que as conclusões do estudo reforçam as evidências que o declínio das funções cognitivas pode ser evitado em idade mais avançada. 

Fontes:
The Independent-Playing board games ‘helps keep your memory sharp in old age’

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *