Início » Brasil » Joice Hasselmann é a nova líder do governo no Congresso
BRASIL

Joice Hasselmann é a nova líder do governo no Congresso

Decisão foi anunciada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na noite da última terça-feira, 26. Saiba quem é a nova líder do governo no Congresso

Joice Hasselmann é a nova líder do governo no Congresso
Joice afirmou ter como missão reunir um 'time de articuladores' para aprovar a reforma da Previdência (Foto: Valter Campanato/ABr)

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) será a nova líder do governo no Congresso. A notícia foi dada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na noite da última terça-feira, 26, em uma reunião do presidente Jair Bolsonaro (PSL) com líderes do partidários no Palácio da Alvorada. A decisão ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União.

A reunião foi convocada pelo presidente para debater a proposta da reforma da Previdência. Antes de iniciarem, o ministro informou aos líderes sobre o novo cargo de Joice dentro do Congresso. Anteriormente, Bolsonaro indicou os líderes Major Vitor Hugo (PSL-GO), da Câmara, e Fernando Bezerra (MDB-PE), do Senado.

Estreante no Congresso, Joice afirmou que tem como missão reunir um “time de articuladores” para agilizar a aprovação da reforma da Previdência. Apesar de não informar a quantidade de votos necessários, confirmou que é possível chegar a um resultado satisfatório e espera conseguir a aprovação da reforma até o final do primeiro semestre.

“Já estava pré-combinado que seria feito [o anúncio] hoje. O ministro Onyx abriu os trabalhos da reunião e anunciou que por indicação conjunta dos presidentes da Câmara e do Senado o meu nome era unanimidade e que o presidente havia acatado. Então, já participei dessa reunião como líder do governo no Congresso Nacional’, afirmou a deputada.

Para ser um líder do governo no Congresso, é necessário articular a aprovação do Orçamento Geral da União (OGU) e demais leis orçamentárias, entre elas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e também é necessário encaminhar a votação dos vetos presidenciais em sessões de deputados e senadores.

Quem é Joice Hasselmann 

Nascida no Paraná, Joice Hasselmann (PSL-SP) é jornalista e se tornou a deputada federal mais votada na história da Câmara, com 1.078.666 votos, nas eleições do ano passado.

Ela ficou conhecida por ser uma das vozes mais ativas contra Lula, Dilma e o PT nos protestos pró-impeachment de 2015, quando trabalhava como apresentadora da TVeja – o canal de vídeos do site da Veja. Ela entrou para a equipe da revista em 2014 e foi demitida no final de 2015, poucos meses após o Conselho de Ética do Paraná comprovar plágio em 65 reportagens de Joice.

A acusação de plágio foi protocolada por 23 jornalistas de diferentes veículos, que denunciaram que a jornalista apresentava em seu site pessoal, o Blog da Joice, reportagens de outros profissionais como se fossem suas, sem dar o devido crédito aos autores.

Joice nega o plágio e, à princípio, afirmou que sua demissão da Veja foi fruto de uma conspiração e uma guinada à esquerda da revista. Posteriormente, creditou a demissão a um vídeo onde tecia críticas ácidas ao ex-presidente Lula, o que, segundo ela, gerou pressão aos diretores da Veja.

Dona de declarações inflamadas, Joice se declara antifeminista e gerou polêmica em uma ocasião ao aparecer em um vídeo no qual entrava em um ringue para defender Bolsonaro da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Desde que iniciou sua trajetória política, Joice costuma destacar sua proximidade com Bolsonaro. Em uma ocasião, ela afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo que ambos “tem almas parecidas” e que não é à toa que a chamam de “Bolsonaro de saia”.

Recentemente, a deputada despertou críticas entre seus próprios eleitores ao apoiar a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara. As críticas tinham como base o fato de Joice ter sido, em 2016, uma das vozes mais ativas contra Maia, chegando a afirmar em um vídeo que ele era “pior que o PT“. Questionada por eleitores nas rede sociais, Joice criticou a cobrança, segundo noticiou o site O Antagonista.

Joice também foi uma das parlamentares da base do governo que criticou a ingerência dos filhos do presidente em assuntos do Planalto, por ocasião da crise envolvendo Bolsonaro e o ex-secretario Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. A deputada criticou a atuação de Carlos Bolsonaro, que chamou Bebianno de mentiroso no Twitter. Na ocasião, Joice afirmou que não se pode fazer puxadinho da Presidência da República dentro de casa.

Fontes:
Agência Brasil-Joice Hasselmann será líder do governo no Congresso

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Leonora Hermes Luz disse:

    Mais uma desqualificada a serviço do PSL sentada na liderança deste governo que se diz patriota e no entanto é uma tragédia pro país. Pêsames.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *