Início » Brasil » Mercado reduz para 1% a projeção do PIB de 2019
ECONOMIA

Mercado reduz para 1% a projeção do PIB de 2019

Projeção do boletim Focus, do Banco Central, para a expansão do PIB deste ano cai para 1% pela primeira vez

Mercado reduz para 1% a projeção do PIB de 2019
É a 15ª semana consecutiva de corte na projeção (Foto: EBC)

O mercado financeiro reduziu pela 15ª semana consecutiva a expectativa de crescimento da economia para este ano. Pela primeira vez, o percentual atingiu a expectativa de 1%, caindo dos 1,13% projetados na semana anterior. Para 2020, a projeção do PIB caiu de 2,50% para 2,23%.

A projeção consta no boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, 10. Já em relação à inflação, houve queda de 4,03% para 3,89% na projeção para este ano. A estimativa é abaixo da meta de 4,25% fixada para 2019. Para 2020, a projeção foi mantida em 4%.

O boletim Focus é uma publicação semanal elaborada com base em estudos de mais de 100 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Ele é divulgado às segundas-feiras, pelo Banco Central (BC), em Brasília.

A redução na projeção do PIB divulgada nesta segunda-feira vem pouco mais de uma semana após dados divulgados pelo IBGE apontarem uma contração de 0,2% no PIB no primeiro trimestre deste ano, a primeira desde o quarto trimestre de 2016. Por outro lado, a sondagem do instituto apontou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial da inflação, desacelerou e ficou em 0,13% em maio, o menor percentual desde 2006.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Rogerio de Oliveira Faria disse:

    Com mais um pibinho este País vai explodir…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *