Início » Internacional » Milhares de manifestantes pedem a saída da líder de Hong Kong
ONDA DE PROTESTOS

Milhares de manifestantes pedem a saída da líder de Hong Kong

Protesto ocorre um dia após Carrie Lam suspender projeto que autoriza extradições para a China, para tentar conter os protestos contra o avanço de Pequim na região

Milhares de manifestantes pedem a saída da líder de Hong Kong
Manifestantes tomaram as ruas trajados de preto (Foto: Twitter/Erin Hale)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Milhares de pessoas, trajadas de preto, tomaram as ruas de Hong Kong neste domingo, 16, para pedir a renúncia da líder do governo da região, Carrie Lam.

A manifestação ocorre um dia após Lam anunciar a suspensão do polêmico projeto de lei que autoriza extradições para a China. O projeto de lei acirrou ainda mais os recentes protestos contra o avanço da China na região. Diante disso, para tentar conter as manifestações, Lam anunciou a suspensão por prazo indeterminado.

Porém, a medida não arrefeceu os ânimos dos manifestantes, que pedem a retirada em definitivo do projeto de lei e mantiveram os protestos marcados para este domingo.

Na manifestação, pessoas carregavam cravos e cartazes escrito “Não atirem, somos de Hong Kong”. A mensagem é uma resposta à grande repressão da polícia contra os manifestantes na última quarta-feira, 12, quando policiais atiraram com balas de borrachas contra os manifestantes.

Devido à aglomeração e ao calor, dezenas de pessoas chegaram a desmaiar, enquanto outras dividiam água e ventiladores durante a marcha até os prédios do governo.

Durante a manifestação, a multidão aplaudia quando os organizadores do protesto pediam que Carrie Lam renunciasse ao cargo.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que apoia a decisão de Hong Kong de suspender o projeto de lei, qualificando a manifestação como uma tentativa de “escutar mais” as opiniões e “restabelecer a calma” no território.

Fontes:
G1-Milhares protestam em Hong Kong e pedem a renúncia da governante Carrie Lam
Folha da S.Paulo-Milhares de manifestantes pedem a saída da líder de Hong Kong

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *