Início » Economia » Nacional » Ministério da Saúde confirma 123 casos de sarampo em 2019
SAÚDE

Ministério da Saúde confirma 123 casos de sarampo em 2019

São Paulo, Rio de Janeiro e Pará são os estados com mais casos recentes. Ministro da Saúde descarta campanha nacional de vacinação

Ministério da Saúde confirma 123 casos de sarampo em 2019
Em São Paulo será iniciada uma campanha estadual de vacinação (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Brasil já registrou 123 casos de sarampo em 2019. A informação foi revelada em um boletim epidemiológico, publicado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 7.

No documento, foram confirmados 31 novos casos de sarampo no país. A maioria no estado de São Paulo, com 21 casos. Outros cinco casos foram registrados nos estados do Rio de Janeiro e do Pará. Ademais, 348 possíveis casos de sarampo no país estão sendo investigados, mas ainda sem confirmação.

De janeiro até junho, São Paulo notificou 418 possíveis casos de sarampo. Do total, 12,2% – cerca de 50 casos – foram confirmados. Em contrapartida, alguns desses são importados, ou seja, a pessoa já chegou ao estado infectada com a doença. A maioria das notificações (41,2%) ocorre entre pessoas de 20 a 29 anos.

No Rio de Janeiro, foram notificados possíveis 36 casos de sarampo, porém, apenas sete foram confirmados. O mais recente caso da doença foi confirmado na cidade de Paraty, onde a maioria dos casos ocorre em crianças com menos de um ano de idade. 

Já no Pará foram notificados 132 possíveis casos, com a confirmação de 53 até o momento. A faixa etária mais atingida gira em torno de 15 a 19 anos de idade.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantiu o envio das vacinas para todos os estados que realizassem a solicitação à Pasta. Em contrapartida, descartou a possibilidade da criação de uma campanha de vacinação a nível nacional.

“A partir do momento em que [os estados] vão solicitando as vacinas, o Programa Nacional de Imunizações está pronto para abastecer todas as unidades do Brasil, mas como campanha, não”, declarou o ministro na última sexta-feira, 7.

Em São Paulo, será iniciada nesta segunda-feira, 10, uma campanha estadual de vacinação com três milhões de doses para impedir uma possível epidemia no estado.

Fontes:
G1-Ministério da Saúde confirma 123 casos de sarampo no Brasil em 2019
G1-Ministro da Saúde garante envio de vacinas contra sarampo a estados: 'Pronto para abastecer todas as unidades do Brasil'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *