Início » Brasil » Ministério Público arquiva processo contra Dallagnol
MENSAGENS VAZADAS

Ministério Público arquiva processo contra Dallagnol

Processo disciplinar foi aberto para averiguar uma possível ilegalidade de Dallagnol em diálogos com o ministro Sérgio Moro

Ministério Público arquiva processo contra Dallagnol
Mensagens entre Moro e Dallagnol começaram a ser divulgadas no último dia 9 de junho (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) arquivou na última quinta-feira, 27, um processo disciplinar instaurado contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato. A determinação partiu do corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel.

O processo havia sido aberto no último dia 11 de junho, a pedido de quatro conselheiros do CNMP. A intenção era averiguar se Dallagnol se comportou de maneira ilegal e inadequada em diálogos com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, divulgados pelo site “Intercept Brasil”.

Em sua decisão, Rochadel afirmou que não foi possível confirmar a autenticidade das mensagens divulgadas pelo site, destacando ainda que, mesmo se forem verdadeiras, não há “ilícito funcional”. “Ainda que as mensagens em tela fossem verdadeiras e houvessem sido captadas de forma lícita, não se verificaria nenhum ilícito funcional”, explicou o corregedor.

Pelas redes sociais, Dallagnol compartilhou um trecho do Jornal Nacional da última quinta-feira que falava sobre o arquivamento do processo, citando parte das afirmações. Ademais, também foram arquivadas as apurações sobre outros integrantes do Ministério Público.

Na última quarta-feira, 26, integrantes da Operação Lava Jato enviaram uma manifestação ao CNMP explicando que as mensagens divulgadas pelo “Intercept” foram “obtidas de forma ilícita, com violação ao sigilo das comunicações”, além de terem sido “possivelmente adulteradas”.

Fontes:
DW-MP arquiva investigação contra Dallagnol por conversas com Moro
G1-CNMP arquiva apuração sobre suposta infração de Dallagnol em conversas com Sérgio Moro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *