Início » Brasil » Morre o diretor de teatro Antunes Filho
OBITUÁRIO

Morre o diretor de teatro Antunes Filho

Considerado um dos maiores nomes do teatro brasileiro, o diretor morreu, aos 89 anos, em decorrência de um câncer de pulmão

Morre o diretor de teatro Antunes Filho
Antunes Filho foi internado no hospital Sírio-Libanês no último dia 22 (Foto: Centro de Pesquisa Teatral)

Morreu, aos 89 anos na noite de quinta-feira, 2, o diretor de teatro José Antunes Filho, mais conhecido como Antunes Filho. O diretor era considerado pelos críticos com um dos maiores nomes do teatro brasileiro.

Antunes Filho foi internado no hospital Sírio-Libanês no último dia 22, com mal-estar. Após exames, o diretor descobriu um câncer de pulmão já em estado avançado.

Antunes nasceu em 12 de dezembro de 1929, em Bela Vista, São Paulo. Durante a juventude, chegou a cursar Direito na Universidade de São Paulo, mas abandonou o curso para fazer Artes Dramáticas. Iniciou-se no meio artístico em 1952, como assistente de direção, tendo trabalhado com importantes nomes como Adolfo Celi e Ziembinski.

Sua estreia no teatro ocorreu em 1953, com a peça Week-End, de Noel Coward. Antunes dirigiu peças como “O Diário de Anne Frank”, pela qual recebeu prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e da Associação Carioca de Críticos Teatrais (ACCT).

A carreira do diretor ganhou mais prestígio através de sua versão de “Macunaíma” (1978), de Mário de Andrade. Após isso, Antunes passou a criar adaptações dos textos de Nelson Rodrigues, em parceria com o Grupo Macunaíma.

Em parceria com o Sesc, criou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), escola de formação que dirigiu até sua morte. No CPT, montou peças como “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” (1986), “Gilgamesh” (1995) e “Drácula e outros Vampiros” (1996).

Em 2006, o diretor recebeu o prêmio “Bravo!” de Melhor Espetáculo Teatral do Ano, com a peça “A Pedra do Reino”, de 2006.

O corpo de Antunes Filho foi velado na manhã desta sexta-feira, 3, no Teatro Sesc Anchieta. Ele deixa um filho, quatro netos e dois bisnetos.

Fontes:
G1-Diretor de teatro Antunes Filho morre aos 89 anos em São Paulo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *