Início » Economia » Internacional » Nasa cancela primeira caminhada espacial feita por mulheres
MISSÃO CANCELADA

Nasa cancela primeira caminhada espacial feita por mulheres

Cancelamento se deu por problema com traje espacial. Mulheres representam menos de 11% das mais de 500 pessoas que já participaram de viagens espaciais

Nasa cancela primeira caminhada espacial feita por mulheres
O anúncio gerou decepção em quem aguardava pela missão feminina (Anne McClain à direita. Foto: NASA)

A primeira caminhada espacial totalmente realizada por mulheres precisou ser cancelada pela falta de tempo hábil em confeccionar uma nova vestimenta para uma das astronautas da missão, segundo uma nota emitida pela Nasa.

A missão estava marcada para o dia 29 de março, mês das mulheres, e seria a primeira caminhada espacial 100% feminina. Anne McClain e Christina Koch seriam as pioneiras em concretizar a missão de sair da Estação Espacial para instalar baterias de lítio em painéis solares. Porém, a falta de tempo para a criação de uma nova peça em tamanho menor fez com que McClain tivesse de ceder seu lugar para o colega Nick Hague.

A missão da Nasa consiste em três viagens à Lua e a primeira delas foi realizada em 22 de março deste ano. Durante esta caminhada, McClain reparou que a parte superior de vestimenta poderia ser em um tamanho menor.

“McClain percebeu durante sua primeira caminhada espacial que um torso duro de tamanho médio — essencialmente a camisa do traje espacial — lhe serve melhor. Como só um torso de tamanho médio pode ser preparado até a sexta-feira, 29 de maço, Koch o usará”, relatou a Nasa.

Com a falta de tempo para a elaboração do traje, McClain fará a última parte da missão no dia 8 de abril, ao lado do astronauta David Saint-Jacques, da agência espacial canadense.

Mulheres na história espacial

McClain se tornou a 13ª mulher a realizar uma caminhada espacial na viagem realizada no último dia 22. A 14ª será Koch, no dia 29 de março. As duas astronautas fizeram parte da classe de 2013 da Nasa, onde apenas metade da turma era composta por mulheres.

O anúncio gerou uma onda de decepção em várias pessoas que estavam aguardando pela missão, onde argumentaram que uma caminhada espacial só de mulheres já deveria ter acontecido há anos.

Após quase 60 anos em que o primeiro ser humano conseguiu chegar ao espaço, menos de 11% das mais de 500 pessoas que já realizaram viagens espaciais foram mulheres, já que as equipes sempre foram compostas apenas por homens ou mistas.

Leia mais: Nasa lançará primeira missão espacial só com mulheres

Fontes:
Época-Nasa cancela 1ª caminhada espacial exclusivamente feminina por falta de roupas adequadas
Reuters-Nasa cancela primeira caminhada espacial totalmente feminina por falta de trajes adequados

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *