Início » Economia » Internacional » Nasa capta som de vento em Marte
SONDA INSIGHT

Nasa capta som de vento em Marte

Gravação foi feita no dia 1° de dezembro e pesquisadores afirmam que os ventos chegaram a uma velocidade de até 24 km/h

Nasa capta som de vento em Marte
'Capturar esse áudio foi algo que não estávamos planejando', disse um dos chefes da missão (Foto: Nasa)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A sonda InSight pousou em território marciano no último dia 26 de novembro, dando inicio ao trabalho de coleta de dados sobre o interior do planeta.

Pela primeira vez, o equipamento enviado pela Nasa captou o som dos ventos do planeta Marte. O áudio foi revelado para o público pela agência espacial americana.

Segundo astrônomos, a gravação foi realizada no dia 1° de dezembro. As vibrações geradas pelo vento atingiram os painéis solares da InSight. Pesquisadores da Nasa afirmam que os ventos chegaram a uma velocidade de até 24 km/h.

“Capturar esse áudio foi algo que não estávamos planejando. Mas um dos pontos a que nossa missão se dedica é justamente medir o movimento em Marte, e naturalmente isso inclui o movimento causado pelas ondas sonoras”, relatou Bruce Banerdt, um dos chefes da missão que investiga o interior do planeta.

Após percorrer 480 milhões de quilômetros, InSight aterrissou na planície de nome Elysium Planitia, sendo a primeira sonda a ser enviada para o estudo do interior marciano, projetada para permanecer em um ponto fixo do planeta. Ela busca descobrir informações ainda desconhecidas, como o tamanho e composição do núcleo de Marte.

Pesquisadores apostam que os instrumentos da InSight funcionem por pelo menos um ano marciano, que equivale a dois anos terrestres. O projeto custou US$ 993 milhões e também chamou atenção por possuir um chip com dados de 2,4 milhões de pessoas que se inscreveram pelo site da Nasa para ter suas informações levadas ao espaço.

Fontes:
Revista Galileu-Pela primeira vez, sonda da NASA capta som de vento em Marte

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *