Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
Foi uma surpresa quando encontraram um navio datado do ano de 1773 debaixo dos destroços das Torres Gêmeas. O navio está ligado a dois eventos críticos da história dos Estados Unidos: o 11 de setembro de 2001 e à guerra de independência americana.
Na última semana, pesquisadores anunciaram que a embarcação desenterrada no local da construção do World Trade Center – no extremo sul de Manhattan – foi construída com madeira cortada, dois anos antes do início da guerra e três antes da assinatura da Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Cientistas do centro de estudos Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia, disseram à revista especializada Tree Ring Research que o carvalho branco utilizado na armação do barco provém de uma floresta na região da Filadélfia, o mesmo utilizado na construção do Independence Hall Filadélfia (Salão da Independência).
Os pesquisadores identificaram o navio provisoriamente como uma corveta projetada pelos holandeses para transportar passageiros e carga em águas rasas e pedregosas. Depois de navegar por duas ou três décadas, o barco foi propositadamente afundado no fundo do rio Hudson, servindo de “aterro” para ampliar o extremo sul de Manhattan.
Há quatro anos, uma peça de 9,7 metros do barco foi encontrada a cerca de seis metros de profundidade durante a construção de um estacionamento no novo One World Trade Center; parte do complexo que é reconstruído após os ataques terroristas do 11 de Setembro.
Os arqueólogos desmontaram o navio peça por peça e congelaram suas travessas para posterior estudo, na esperança de que se possa reconstruir o barco e exibi-lo. A uma curta distância foi encontrado também uma âncora de ferro de 45 quilos.
É o segundo navio é enterrado no fundo das águas, no extremo sul de Manhattan nas últimas quatro décadas. Os arqueólogos encontraram outro (de carga) do século XVIII, na Water Street em 1982.
Fontes:
Clarín-Un barco del 1700, enterrado debajo del World Trade Center
295 visualizações
166 visualizações
8 comentários
3 comentários
3 comentários