Início » Vida » Ciência » Nove partes do corpo que não são mais ‘necessárias’
EVOLUÇÃO HUMANA

Nove partes do corpo que não são mais ‘necessárias’

Com a evolução, algumas partes do corpo passaram a se tornar desnecessárias

Nove partes do corpo que não são mais ‘necessárias’
O apêndice perdeu sua funcionalidade inicial (Fonte: Reprodução/Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Com a evolução dos humanos, algumas partes do corpo passaram a se tornar desnecessárias para a sobrevivência. Essas partes são denominadas como “resquícios evolutivos”.

A antropóloga do Boston College, Dorsa Amir, declarou em seu Twitter que “o corpo humano é, basicamente, um museu de história” devido às “sobras” que temos, mas que já desapareceram em alguns seres humanos.

A BBC Brasil listou nove partes do corpo que os humanos poderiam facilmente viver sem:

1 – Apêndice

Provavelmente esta é a parte “invisível” mais conhecida, principalmente por conta da cirurgia indesejada quando o mesmo se rompe.

Pesquisas científicas afirmam que o apêndice ajudava na digestão de plantas com o excesso de celulose, dieta à qual nossos ancestrais tinham. À medida que a dieta se tornou mais variada com o passar dos anos, o apêndice perdeu sua funcionalidade inicial. Porém, estudos recentes apontam que ele cumpre o papel de armazenar bactérias benéficas para o organismo.

Foto: Wikipédia

Foto: Wikipédia

2 – Palmar longo

Nem todas as pessoas o tem, porémno palmar longo é um músculo que tem a extensão do punho ao cotovelo. Quem o tem, consegue ver a protuberância que acontece no punho, quando os dedos mindinho e dedão se juntam.

Aproximadamente 10% dos humanos já perderam esse músculo, que era necessário para nossos ancestrais terem mais força para subir em árvores.

Foto: Oh My Mag

Foto: Oh My Mag

3 – Sisos

A função dos sisos, ou últimos molares, era de triturar os alimentos como carnes duras ou cereais crus.  Segundo o estudo atual, a dieta dos humanos já não precisa mais de tanta “força”, então os sisos perderam sua funcionalidade.

Atualmente, os sisos já não nascem mais em todos os humanos. Em certos casos, o nascimentos dos mesmos pode gerar dores ou até mesmo atrapalhar a estética dentária. Por isso, muitos dentistas indicam extrair os sisos.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

4 – Músculos que arrepiam os pelos

Nossos ancestrais tinham muito mais pelo do que temos atualmente. Os músculos arrectore poli são conectados aos folículos capilares para ajudar a arrepiar os pelos mediante a situações de risco ou ameaça.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

5 – Músculo das orelhas

Existem três músculos sob o couro cabeludo que servem para movimentar a parte visível da orelha. Poucas pessoas conseguem mexer esse músculo e essa funcionalidade não é mais necessária. Somente alguns mamíferos, como os gatos, utilizam deste mecanismo para se protegerem e detectar sons de predadores.

Foto: Wikipédia

Foto: Wikipédia

6 – Músculo Piramidal

Esse músculo está localizado na parte debaixo do abdômen, tendo um formato triangular. Algumas pessoas não têm nenhum, enquanto algumas têm até dois. O músculo não serve para ”nada” a não ser mover a chamada “linha alba”, que vai do ventre até o peito.

Apesar de não ter mais funcionalidade, quando mamíferos andavam de quatro, esse músculo favorecia na mobilidade e rotação de músculos abdominais.

Foto: Wikipédia

Foto: Wikipédia

7 – Mamilos masculinos

A principal função dos mamilos é para facilitar na amamentação. Como só as mulheres podem amamentar, por que os homens possuem mamilos?

Segundo estudos, o embrião começa a se desenvolver da mesma forma, sendo ele masculino ou feminino e quando a testosterona começa a se manifestar, os mamilos já foram desenvolvidos durante a gestação.

Foto: iStock

Foto: iStock

8 – Terceira pálpebra

Apesar de não ser muito conhecida, essa pálpebra fica no canto interno do olho. Ela é semelhante a membrana de alguns animais possuem para proteger a visão, como aves, répteis e alguns mamíferos.

A função da terceira pálpebra é manter os olhos úmidos e sem resíduos. Porém, no caso dos humanos, só existe uma membrana remanescente e não temos controle sobre ela.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

9 – Reflexo de agarrar com as mãos

O reflexo que os bebês têm de segurar e apertar os dedos de quem encosta nas mãos neles é particularmente útil para filhotes de macacos, já que eles já nascem prontos para agarrar as costas dos adultos para serem transportados.  Portanto, existe a hipótese de que os bebês humanos tenham esse reflexo por conta do passado ancestral e que não é mais necessário para a espécie.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Fontes:
BBC-9 partes do corpo humano das quais não precisamos mais

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *