Início » Economia » Internacional » Número de mortos na Indonésia sobe para 89
INTERNACIONAL

Número de mortos na Indonésia sobe para 89

Os deslizamentos destruíram inúmeras estradas e as equipes de resgate enfrentam dificuldades para avançar nas buscas devido à falta de equipamentos

Número de mortos na Indonésia sobe para 89
'Enfrentamos dificuldades para remover os escombros', afirmou o porta-voz militar (Foto: Twitter/Basarnas)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O número de mortos causados pelas fortes chuvas que atingiram a província de Papua, no último sábado, 16, subiu para 89, com inúmeras pessoas desaparecidas e pelo menos 7.000 desabrigadas.

Os deslizamentos de terra destruíram dezenas de estradas e pontes em diferentes áreas do distrito de Jayapura, dificultando o resgate dos isolados.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que a área mais afetada foi o subdistrito Sentani, onde um deslizamento provocou o transbordamento de um rio, atingindo aos moradores.

Nugroho confirmou a retirada de 89 corpos da lama e de destroços de casas. Pelo menos 159 pessoas ficaram feridas, sendo 84 hospitalizadas com ossos quebrados e ferimentos na cabeça. Estima-se que o número de mortos se eleve à medida que as equipes avancem nas buscas e retirada de escombros.

O porta-voz militar de Papua, o coronel Muhammad Aidi, afirmou que mais de 1.600 equipes de resgate estão enfrentando dificuldades para limpar os destroços devido à escassez de equipamentos pesados.

“Enfrentamos dificuldades para remover os escombros e os corpos, pois não temos escavadeiras o suficiente”, afirmou o coronel.

Um dos motivos para a gravidade dos deslizamentos seria o corte excessivo de árvores em colinas, onde a falta de vegetação não impossibilitou retardar o fluxo de água. Autoridades continuam avaliando os danos causados pelas chuvas e enchentes.

Fontes:
The New York Times-Death Toll From Indonesia Floods, Mudslides Rises to 89

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *