Início » Economia » Internacional » O impacto da tecnologia 5G na qualidade de vida
TECNOLOGIA

O impacto da tecnologia 5G na qualidade de vida

A rede 5G não só proporciona uma velocidade 100 vezes mais rápida do que a rede 4G atual, como também oferece uma série de inovações

O impacto da tecnologia 5G na qualidade de vida
A rede 5G não só proporciona uma velocidade 100 vezes mais rápida do que a rede 4G atual (Foto: Pixabay)

O Mobile World Congress, o maior congresso de telefonia móvel do mundo, realizado em Barcelona na última semana de março, reuniu um público de 100 mil pessoas atraídas pelo lançamento da quinta geração de telefonia móvel.

A rede 5G não só proporciona uma velocidade 100 vezes mais rápida do que a rede 4G atual, como também oferece uma série de inovações que mudará o dia a dia dos usuários.

“A rede 5G terá um enorme impacto na qualidade de vida das pessoas”, disse Laila Worrell, CEO da empresa de tecnologia Altran North America.

Com a rede 5G os carros autônomos poderão se conectar em tempo real permitindo, assim, um controle maior do tráfico. Os sensores transmitirão dados como mudança de pista e desaceleração de veículos, que circulam em áreas próximas.

O BMW iNEXT, um SUV elétrico que será lançado em 2021, é equipado com sensores que coletam e processam informações do ambiente ao redor do carro.

“Essas informações geram um mapa em tempo real que é compartilhado com outros carros”, disse Christoph Grote, vice-presidente do BMW Group Eletronics à CNN.

A rede 5G também irá beneficiar a agricultura. Segundo David Houghton, gerente geral da Asset Tracking Solutions da NimbeLink, a rede 5G e a Internet das Coisas ajudarão os criadores de abelhas a proteger suas colmeias.

A NimbeLink, em parceria com a empresa The Bee Corp, desenvolveu um sistema de rastreamento e monitoramento de colmeias, que coleta dados referentes à temperatura, à umidade e ao movimento das abelhas nas colmeias. Posteriormente, esses dados são submetidos à análise de especialistas.

Apesar de a rede 5G representar uma grande evolução em relação à quarta geração de telefonia móvel, com uma cobertura mais ampla e recursos inteligentes, cientistas já estão trabalhando no desenvolvimento da rede 6G.

Com previsão de lançamento em 2030, a sexta geração de telefonia móvel revolucionará a estrutura de toda a rede a cabo e sem fio, disse Ari Pouttu, professor da Universidade de Oulu, na Finlândia, onde um grupo de pesquisadores se dedica ao desenvolvimento do projeto.

Fontes:
CNN-How 5G will make daily life better

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *