Início » Internacional » OMS celebra marco na erradicação da pólio
SAÚDE

OMS celebra marco na erradicação da pólio

Existem três tipos de vírus da poliomielite. O tipo 2 foi erradicado em 2015. Agora, OMS celebra a erradicação do tipo 3

OMS celebra marco na erradicação da pólio
A vacina contra a poliomielite imuniza as crianças pelo resto da vida (Foto: Flickr/RIBI Image Library)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Existem três tipos de vírus da poliomielite que, embora cientificamente diferentes, causam os mesmos sintomas de febre, cefaleia e distúrbios gastrointestinais, que resultam, muitas vezes, em paralisia e morte.

O tipo 2 do vírus foi erradicado em 2015, 16 anos após o último caso registrado na Índia. Agora, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tipo 3 também foi eliminado.

A poliomielite, em geral, afeta crianças com menos de 5 anos. Segundo estimativas da OMS, um em cada 200 casos provoca paralisia irreversível. A paralisia dos músculos respiratórios causa a morte do paciente.

A vacina contra a poliomielite imuniza as crianças pelo resto da vida. As campanhas de vacinação diminuíram os casos da doença em 99% desde 1988.

Há sete anos, médicos da região norte da Nigéria registraram o último caso de poliomielite por infecção do vírus tipo 3. Desde então, não houve mais casos de contaminação por esse vírus, de acordo com especialistas da Global Commission for the Certification of Poliomyelitis Eradication.

Em um discurso no World Polio Day, Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS na África, declarou que a erradicação do vírus 3 da poliomielite era um marco importante no combate à doença no mundo.

“No entanto, é preciso fazer campanhas de vacinação regulares e de conscientização da importância de imunizar as crianças. Os profissionais da área de saúde devem ficar atentos a qualquer possível caso da doença, para que as autoridades possam tomar medidas urgentes a fim de evitar epidemias”, disse Moeti.

“O trabalho de erradicação da poliomielite ainda não terminou. É preciso eliminar o vírus tipo 1 que tem feito tantas vítimas no Afeganistão e no Paquistão”, acrescentou Moeti.

As vacinas inoculam o vírus da poliomielite nas crianças, para que criem imunidade à doença. Mas ao ser eliminado pelo organismo das crianças, o vírus pode infectar as comunidades em que vivem.

Hoje, esse tipo de contaminação ainda é comum em Angola, Benin, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República Democrática do Congo, Etiópia, Gana, Níger, Nigéria, Togo e Zâmbia.

Fontes:
BBC-'Milestone' in polio eradication achieved

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *