Início » Economia » Internacional » ONU diz que líder norte-coreano é cúmplice de crimes contra a humanidade
Direitos humanos

ONU diz que líder norte-coreano é cúmplice de crimes contra a humanidade

O último relatório da Comissão de Investigação da ONU, segundo Darusman, terá uma resolução para levar o caso ao Tribunal Penal Internacional

ONU diz que líder norte-coreano é cúmplice de crimes contra a humanidade
Relator da ONU reforçou também que a comunidade internacional apoia a resolução (Reprodução / G1)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi acusado nesta sexta-feira, 14, pelo relator especial da ONU sobre direitos humanos no país, Marzouki Darusman,de ser cúmplice dos crimes cometidos contra a humanidade pelo regime vigente na Coreia do Norte e que, por isso deve prestar contas à justiça internacional.

O último relatório da Comissão de Investigação da ONU, segundo Darusman, terá uma resolução para levar o caso ao Tribunal Penal Internacional (TPI). O relator disse ainda que “está provado que a Coreia do Norte continua cometendo crimes contra a humanidade sob o comando de Kim Jong-Un”. A Assembleia Geral da ONU irá votar no próximo dia 18 uma resolução voltada ao Conselho de Segurança para levar o país ao TPI.

Darusman reforçou também que a comunidade internacional apoia a resolução, menos países como China e Cuba, que se opuseram ao julgamento das autoridades de Pyongyang em Haia. O líder norte-coreano não se pronunciou sobre o assunto.

Fontes:
G1 - Líder norte-coreano é 'cúmplice' de crimes contra humanidade, diz ONU

5 Opiniões

  1. ney disse:

    Claro que o Brasil não vai apoiar essa empreitada pela justiça.

  2. ney disse:

    E Quais crimes?

  3. Joma Bastos disse:

    China, Rússia, e Cuba estão contra. Vamos a ver o que acontecerá na próxima Assembleia Geral da ONU no próximo dia 18, em que irá ser votada uma resolução voltada ao Conselho de Segurança para levar o país ao TPI. Será que o Brasil irá ficar neutro?

  4. Carlos U Pozzobon disse:

    Cuba deveria ser a próxima. E a lista é longa.

  5. jayme endebo disse:

    A ONU descobriu o óbvio mas vai condená-lo? vai incriminá-lo? estão virando piadas estas declarações da ONU, o mundo já ficou vacinado pois sabe que nada vai mudar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *