Início » Notícia » Os 70 anos de Chico Buarque
Música popular brasileira

Os 70 anos de Chico Buarque

Um dos cantores mais emblemáticos do país regala genialidade e memoráveis tons a música brasileira

Os 70 anos de Chico Buarque
Chico Buarque encantou os brasileiros com suas canções ao longo dos últimos 50 anos (Reprodução/Economist)

Enquanto os brasileiros têm de aguentar o desempenho pífio de sua seleção nacional na Copa do Mundo, talvez seja melhor se concentrar em alguém com credenciais de herói nacional impecáveis. Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1944. Conhecido simplesmente como ‘Chico’ no Brasil, ele encantou os seus compatriotas com suas canções ao longo dos últimos 50 anos.

Leia mais: A trajetória de Chico Buarque

Todos os brasileiros conhecem ‘A banda’ (1966), que fala de uma banda que passa pela rua de uma cidade pequena e de uma moça que acha que a banda está tocando para ela. Na década de 60, ele escreveu e gravou suas próprias canções, muitas deles baseadas na Bossa Nova, uma invenção brasileira.

Ao final da década, Chico Buarque era um nome tão reconhecido nos lares brasileiros quanto os Beatles, nos lares britânicos. Porém, eram tempos difíceis. Em 1968 ele estreou Roda Viva, uma peça incendiária e sexualmente explícita, que irritou o regime militar. Por isso, ele decidiu deixar o país por 18 meses.

Nos últimos anos ele iniciou nova carreira, tendo lançado quatro romances. No momento está refugiado no seu apartamento em Paris, terminando o quinto.

 

Fontes:
The Economist-A Brazilian birthday

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Chico Buarque tem um apartamento em Paris na Ile de Saint Louis, o metro quadrado mais caro do mundo! Merece o apelido que lhe deram de “esquerda caviar”.

  2. Benedito Lacerda disse:

    A grande incoerência de Chico Buarque é se dizer democrata aqui e apoiar em Cuba uma ditadura sanguinária.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *