Início » Economia » Internacional » Papa Francisco declara acreditar nas teorias da evolução e do Big Bang
Ciência e teologia

Papa Francisco declara acreditar nas teorias da evolução e do Big Bang

Para o pontífice, tais teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um criador

Papa Francisco declara acreditar nas teorias da evolução e do Big Bang
A teoria do Big Bang 'não contradiz a intervenção do criador divino', disse o pontífice (Reprodução/Internet)

Durante seu discurso na Pontifícia Academia das Ciências (Vaticano), na última segunda-feira, 27, o Papa Francisco fez declarações aos especialistas que derrubaram as “pseudo-teorias” do criacionismo e do Design Inteligente. Para ele, tais teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um criador.

“A teoria do Big Bang não contradiz a intervenção do criador divino, mas sim o exige”, afirmou o Pontífice. Ainda de acordo com o mais alto membro do clero, “a evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem”.

Por muitos séculos a Igreja Católica vinha ostentando uma reputação “anti-ciência”, cujo auge foi a morte de Galileu Galilei, classificado como herege pela igreja, pela teoria de que a Terra girava em torno do Sol.

No entanto, o trabalho progressivo do Papa Pio XII já havia aberto as portas para as considerações da evolução e da teoria do Big Bang. Em 1996, João Paulo II sugeriu que a evolução “mais do que uma hipótese” era um “fato efetivamente comprovado”.

Mais recentemente, Bento XVI e os seus conselheiros mais próximos aprovaram a ideia de que o Design Inteligente (tese de que a seleção natural por si só é insuficiente para explicar a complexidade do mundo) sustenta a evolução.

Apesar do distanciamento das posturas teológicas entre o seu mandato e o de seu antecessor, o Papa Francisco elogiou Bento XVI quando revelou um busto de bronze dele na sede da academia nos jardins do Vaticano.

“Ninguém jamais poderia dizer dele que o estudo e a ciência fizeram com que ele, seu amor a Deus e ao próximo murchassem, disse. “Pelo contrário, conhecimento, sabedoria e oração ampliaram seu coração e seu espírito. Vamos agradecer a Deus pelo dom que ele deu à Igreja e ao mundo com a existência e o pontificado do Papa Bento XVI”.

Fontes:
O Globo-Papa Francisco declara que Deus não é ‘um mágico com uma varinha mágica’

2 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    O artigo transmite a ideia de Galilei foi executado pela Igreja Católica, o que não é verdade. Ele foi condenado à “prisão domiciliar”, e continuou trabalhando recebendo visitas até o fim de sua vida.

  2. Ludwig Von Drake disse:

    O criacionismo afrontado pela evolução sucumbiu. Cedo demais, o evolucionismo também não explica nada, são meras conjecturas com caráter de cientificidade capenga.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *