Início » Internacional » Parlamento britânico aprova eleições em dezembro
REINO UNIDO

Parlamento britânico aprova eleições em dezembro

O motivo para a realização das novas eleições gerais no Reino Unido é o impasse sobre o Brexit. Johnson espera conquistar mais cadeiras no Parlamento

Parlamento britânico aprova eleições em dezembro
A proposta recebeu 438 votos a favor e 20 contra na Câmara dos Comuns (Foto: Jessica Taylor/UK Parliament)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Reino Unido vai realizar eleições gerais no próximo dia 12 de dezembro. A proposta do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recebeu o apoio dos parlamentares na última terça-feira, 29.

Anteriormente, a proposta foi derrotada em diferentes oportunidades, com o Partido Trabalhista se recusando a apoiar a realização das novas eleições. No entanto, na última terça-feira, a oposição optou por apoiar a proposta.

Mais de 100 parlamentares trabalhistas, além de representantes dos Democratas Liberais e do Partido Nacional Escocês, que também integram a oposição ao Partido Conservador, de Boris Johnson, também apoiaram a proposta das eleições. O líder do Partido Brexit, Nigel Farage, celebrou a garantia das novas eleições.

Com isso, a proposta recebeu 438 votos a favor e 20 contrários na Câmara dos Comuns. Agora, o projeto vai tramitar na Câmara dos Lordes e pode se tornar lei até o próximo final de semana. Se aprovado, os partidos terão cinco semanas para realizar campanhas até o dia da votação.

O motivo para a realização das novas eleições gerais no Reino Unido é o Brexit – o processo de saída do país da União Europeia. Johnson espera conquistar mais apoio com novos parlamentares, garantindo a aprovação do acordo firmado com o bloco econômico. Após novas negociações, o Brexit foi adiado para o dia 31 de janeiro.

Já Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, garantiu que a legenda vai lançar “a campanha mais ambiciosa e radical por mudanças reais que o país já viu”. No entanto, alguns parlamentares trabalhistas acreditam que apenas um novo referendo sobre o Brexit pode resolver o impasse.

As próximas eleições estão sendo vistas como a mais importante dos últimos anos, justamente por definir o futuro do Reino Unido em relação ao Brexit. Os parlamentares eleitos vão ocupar suas posições pelos próximos cinco anos, ditando os primeiros anos dos britânicos fora do bloco econômico. 

“Se os conservadores perderem isso, então o caminho para um segundo referendo sobre o Brexit está aberto, o que é fácil imaginar que o voto ‘Sair’ [da União Europeia] perderia – e então onde estamos?”, analisou David Jeffrey, professor de política britânica da Universidade de Liverpool.

Fontes:
Al Jazeera-'High stakes': UK heads for December election amid Brexit impasse
BBC-UK set for 12 December general election after MPs' vote

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *