O escritor francês Patrick Modiano (69 anos) venceu o Nobel de Literatura de 2014. O autor é o 11º escritor francês a lograr a máxima premiação na área.
Leia mais: ‘Nanoscopia’ leva o Nobel de Química
Leia mais: Japoneses inventores dos Leds azuis ganham o Nobel de Física
Leia mais: Criadores de ‘GPS cerebral’ levam o Nobel de Medicina
Segundo a Academia Sueca – entidade que realiza a entrega anual dos prêmios -, Modiano foi premiado pela “arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e revelou a vida e o mundo (do período) da ocupação”.
Desde o lançamento de seu primeiro livro, “La place de l’Etoile”, em 1968, Modiano se tornou um dos escritores mais populares da França. Dentre os temas mais abordados em sua obra estão: a memória e o esquecimento, e a perda da identidade.
A cidade de Paris é um cenário comum em seus livros, razão pela qual é constantemente comparado – pelos críticos – a Woody Allen e sua relação com Nova York.
“Ele é muito popular na França, mas não muito conhecido em outros países”, revelou o secretário da Academia Sueca, Peter Englund, em entrevista após a premiação.
Entre os livros de Modiano publicados no Brasil estão: “Meninos valentes”, “Do mais longe do esquecimento”, “Ronda da noite” (pela Rocco) e “Filomena firmeza” (pela Cosac Naify).
O escritor receberá sozinho 8 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,1 milhão). Além do Nobel, Modiano ganhou o respeitável prêmio Goncourt, em 1978, e o Grand Prix du Roman, da Academia francesa, seis anos antes.
Na próxima sexta-feira, 10, será anunciado o Nobel da Paz. Já na segunda-feira, 13, será entregue a premiação de economia.
Fontes:
O Globo-Escritor francês Patrick Modiano vence o Nobel de Literatura de 2014
4 comentários
3 comentários