Início » Notícia » Por que faz bem dormir virado para o lado esquerdo?
BEM-ESTAR

Por que faz bem dormir virado para o lado esquerdo?

Dormir virado para o lado esquerdo do corpo auxilia a digestão, a circulação sanguínea e evita dores de coluna

Por que faz bem dormir virado para o lado esquerdo?
A melhor posição recomendada para dormir é de lado (Foto: Pexels)

Segundo recomendam especialistas em saúde, a melhor posição para dormir é de lado.

Dormir de lado facilita o funcionamento do organismo. Dormir de bruços, por sua vez, pode dificultar a respiração. Já dormir de barriga para cima joga todo o peso do corpo sobre as costas, o que pode causar dores.

Mas virado para qual lado do corpo seria melhor dormir, direito ou esquerdo? Qual traz mais benefícios à saúde? A resposta é: esquerdo. Entenda abaixo o porquê.

1 – Melhor para o cérebro

De acordo com um estudo feito na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, quando uma pessoa dorme virada para o lado esquerdo, beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central. Isso é de suma importância, pois a falta de drenagem pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

Dormir para o lado esquerdo também ajuda na eliminação do excesso de proteínas, gorduras e vitaminas nocivas à saúde. Essa função é muito importante, pois melhora a pressão sanguínea e favorece o funcionamento do sistema imunológico.

2 – Melhor circulação sanguínea

Como o coração está ao lado esquerdo do corpo, dormir nessa posição impede a obstrução da aorta – responsável por bombear sangue para o corpo. Quando dormimos nessa posição, facilitamos as batidas do coração.

3 – Auxilia a digestão

Como o estômago e intestinos também estão inclinados para a esquerda, deitar nessa posição faz com que os alimentos passem pelos órgãos de melhor forma, canalizando também os sucos gástricos e evitando o refluxo.

4 – Menos peso para a coluna

Quando se deita de lado, a pessoa acaba ficando com a coluna mais alinhada do que quando está deitada de bruços ou de costas. Isso também evita que o peso fique diretamente sobre as costas.

Para grávidas, essa posição é extremamente recomendada para o bebê não pressionar a veia cava – a principal veia que transporta o sangue venoso (pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono) do abdômen e dos membros inferiores para o coração – deixando o fluxo sanguíneo melhor e levando mais facilmente nutrientes necessários para a placenta.

Fontes:
BBC-Qual a melhor posição para dormir, segundo a ciência
Gaúcha ZN-Os cinco benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Almanakut Brasil disse:

    Só que, dependendo da pessoa, dormir pressionando o coração é pior.

  2. Adilson Cordeiro da Rocha disse:

    Que tempo é esse? Até pra dormir precisamos ter cuidado de como dormimos. Sei que quanto mais a pessoa é obesa, mais cuidado é necessario. Mas havera um tempo em que as preocupações com doenças ou algum males deixarão de existir. O profeta Isaias citou no seu livro, uma promessa do nosso Criador. No capítulo 33 versículo 24 ele promete que havera um tempo em que ninguem dira: “Eu estou doente”. Mas não é a ciencia humana que fara isso, a eliminação das doenças ocorrera pela ação poderosa do nosso criador Jeová.

  3. Silvio Ribeiro disse:

    Senhor Adilson Cordeiro:
    Respeito sua fé e convicções religiosas. Mas permita-me uma observação: As religiões sempre nos induziram a ver o Criador como “NOSSA BABÁ”, sempre amorosamente pronta a consertar nossos erros praticados e a limpar toda sujeira que fazemos. Uma filosofia muito cômoda, pois nos isenta de qualquer responsabilidade. Basta estudar a história da humanidade para verificar que o Criador não interfere e nunca interferiu nos resultados das ações causadas pelo livre arbítrio dos homens.
    Vide as matanças provocadas pelo povo hebreu na tomada de Jericó e muitos outros reinos para a posse da “terra prometida”. Aquelas milhares de vítimas não eram também filhas do Criador? De que lado Ele estava?
    Vide as chamadas “guerras santas”, os holocaustos armênio e judeu, as agruras morticidas do Estado Islâmico, etc. Onde estava o Criador? Sentado confortavelmente numa nuvem macia, assistindo a tudo de camarote, num “dolce far niente”?
    Respondo: Ele está onde sempre esteve Onipresente, porém com um detalhe: Deus não quebra suas regras. A partir do fato de dar ao homem o LIVRE ARBÍTRIO, nos torna responsáveis pelos atos praticados. Simples assim. Quebrou? Terá que consertar. Sujou? Terá que limpar.
    Exatamente por não ser nossa babá, Ele não interfere nas nossas decisões.
    Respeitemos a ciência, que quando atua ao lado do Criador, só traz benefícios à humanidade.
    Concordo com o profeta Isaías. Está correto, no sentido de que um dia não haverá mais doenças. Só não profetizou daqui há quantos milênios!
    Quem sabe sua profecia se concretizará quando deixarmos de contaminar e envenenar a agricultura, o solo, o ar, a água dos rios e dos mares, eliminarmos o desmatamento e reflorestarmos o planeta.
    É muito cômodo tanto culpar como esperar tudo da “varinha mágica” do Criador.
    Ele certamente dirá: “__A casa é sua! Trate de mantê-la”
    Quanto ao holocausto judeu, recomendo assistir ao filme “O JULGAMENTO DE DEUS”, onde num campo de concentração, os ´prisioneiros que irão para as câmaras de gás na manhã seguinte, montam um tribunal para julgar o “deus de Israel”. Um filme imperdível, que nos faz refletir um pouco sobre O nosso relacionamento com o “DEUS NOSSA BABÁ”baseado numa peça de teatro cujo autor é polonês.
    Perdoem-me pelo texto longo.

    Abs:
    Silvio Ribeiro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *