Início » Cultura » Praia tailandesa expõe riscos do turismo de massa
FECHADA PARA RECUPERAÇÃO

Praia tailandesa expõe riscos do turismo de massa

Popular entre turistas devido ao filme 'A Praia', Maya Bay está fechada até 2021 para permitir a regeneração de seus recursos naturais

Praia tailandesa expõe riscos do turismo de massa
Praia ficou popular por causa de filme estrelado pelo ator Leonardo DiCaprio (Foto: Mikecleggphoto/Wikimedia)

Maya Bay, a deslumbrante enseada que ficou famosa pelo filme “A Praia”, de 2000, e estrelado por Leonardo DiCaprio, já está fechada há quase um ano e provavelmente permanecerá fechada por mais dois anos para permitir a regeneração de seus recursos naturais, segundo Songtam Suksawang, diretor do Departamento Nacional de Parques da Tailândia (NPD).

Suksawang disse à CNN Travel que as margens da popular baía estarão fora dos limites para os turistas até pelo menos junho de 2021. “Vamos rever se estiver pronta para abrir aos turistas”, diz Suksawang. “Precisamos de mais tempo para permitir que a natureza se recupere totalmente. Nossa equipe reavaliará a situação a cada três meses”.

A baía está fechada desde junho de 2018 como parte de um programa de rejuvenescimento destinado a revitalizar os corais dizimados da área. Cerca de 10.000 corais foram replantados em torno da área da Baía Maya desde o ano passado.

Estes foram crescendo com sucesso até a onda de calor recente da Tailândia, que fez a temperatura do mar a subir até os 32˚C (90˚F). Suksawang diz que isto é muito quente para os corais recém-plantados da baía – alguns dos quais são bastante rasos – e causou algum branqueamento.

Além de dar mais tempo para o coral crescer, ele diz que também precisa de mais tempo para expandir as instalações de visitantes da ilha. “Isso tornará mais conveniente para os turistas e, ao mesmo tempo, nos ajudará a manter as condições do ecossistema”, diz Suksawang.

O parque está planejando instalar uma nova doca flutuante, um calçadão com foco ecológico e novos banheiros. Um sistema de bilhetagem eletrônica também está sendo desenvolvido para garantir que o número de visitantes seja limitado a cerca de 1.200 pessoas por dia, dividido em quatro blocos de horários. Antes do fechamento, a baía recebia cerca de 5.000 visitantes por dia.

Operadores de barcos de turismo também deverão instalar rastreadores digitais se quiserem atracar na Maya Bay. “Nosso objetivo é alcançar o turismo sustentável”, diz Suksawang. “Queremos passar esta herança natural para as nossas próximas gerações”.

O popular destino de viagem deveria reabrir em outubro de 2018, mas o DNP decidiu mantê-lo fechado por tempo indeterminado para dar-lhe mais tempo para se recuperar – notícias que foram bem recebidas pelos conservadores.

Fontes:
CNN-Thailand bay made popular by 'The Beach' to remain closed for two more years

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *