Início » Economia » Nacional » Prefeitura do Rio de Janeiro: propostas de Rodrigo Maia
eleições 2012

Prefeitura do Rio de Janeiro: propostas de Rodrigo Maia

Confira as principais propostas do candidato Rodrigo Maia

Prefeitura do Rio de Janeiro: propostas de Rodrigo Maia
Candidato pela coligação "Um Rio melhor para os cariocas", Rodrigo Maia (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As eleições municipais acontecem nos próximos dias 7 e 28 de outubro. Os candidatos a prefeito e vereadores já divulgam suas propostas para convencer os eleitores. O Opinião e Notícia listou as metas de governo dos três principais candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. Confira as propostas de Rodrigo Maia, candidato pela coligação “Um Rio melhor para os cariocas”.

Leia também: Propostas de Eduardo Paes
Leia também: Propostas de Marcelo Freixo

Saúde: Implantar o programa Vai e Volta com Saúde, transporte gratuito e agendado para que pacientes do SUS possam realizar seus exames, consultas médicas e outros atendimentos em hospitais de referência da cidade. Imprimir máxima qualidade à gestão do SUS. Garantir a expansão do programa Remédio em Casa. Priorizar a atenção básica e a promoção da saúde. Criar padrões de humanização no atendimento nas unidades de saúde. Eliminar as filas e estipular padrões de tempo máximo de espera. Fortalecer as estratégias de Vigilância Sanitária.

Educação: Garantir que 100% das crianças de 4 a 5 anos estejam na escola, ainda em 2013, e apoiar integralmente os jovens que estão no Ensino Médio. Garantir que  Ideb das escolas municipais chegue a média 6.0 até 2015. Acabar com a privatização da Educação Pública e retomar a gestão da Secretaria de Educação. Garantir a expansão dos Ônibus da Liberdade. Retomar a Cidade das Crianças como espaço de lazer e cultura da Zona Oeste.

Moradia: Regularizar 30 mil residências até 2016. Garantir melhoria e reformas em 250 mil moradias da cidade, através da Escola Carioca de Habitação Popular. Construir até construídas 100 mil novas residências na cidade do Rio de Janeiro através do programa minha casa minha vida.

Transporte: Reduzir o nível atual de exclusão social nos sistemas de transportes públicos. Reduzir os tempos de acessibilidade, de espera e de viagem através de medidas de integração descentralizada entre os diferentes modais de transporte. Criar empregos ao longo das linhas de transporte de massa e acoplar os novos postos de saúde, hospital, escola, creche, e shoppings com objetivo ainda de reduzir a concentração de demanda nos picos horários nessas linhas. Implantar o programa Domingão que reduzirá as tarifas de ônibus aos domingos para o valor de R$ 1,00. Ampliar o tempo de duração do Bilhete Único de 2h para 3h. Ampliar o tempo de duração do Bilhete Único de 2h para 3h.

Trabalho e renda: Implantar o programa Agentes do Trabalho, que destina profissionais para assessorar e dar apoio à pessoa que busca trabalho. Implantar o programa Currículo do Trabalhador, onde os Agentes do Trabalho constroem com o candidato um currículo básico, auxiliando-o a identificar suas fortalezas, suas habilidades e também suas privações. Criar as Usinas do Trabalho, núcleos implantados nos bairros com maior índice de desemprego e pobreza. Criar o Com Licença, Vou à Luta!, projeto voltado para o mulheres com mais de 40 que estejam desempregadas ou que nunca trabalharam, que visa oferecer alternativas para o aumento de escolaridade, formação e qualificação profissional, bem como oportunidades de trabalho.

Segurança: Implantar o projeto Cidade Luz, que vai garantir que todas as ruas do Rio tenham iluminação. Implantar o projeto Praça Viva, que vai ocupar as praças e parques da cidade com atividades culturais, artísticas com garantia da presença da Guarda Municipal continuamente. Implantar o projeto Conversando É Que A Gente Se Entende, onde uma equipe de profissionais capacitados é enviada para mediar conflitos comunitários e familiares, organizados em equipes volantes que são acionadas por telefone. Integram a equipe advogados, assistentes sociais e psicólogos.

Cultura: Realizar o Censo dos Equipamentos Culturais e garantir acessibilidade para pessoas com deficiência em todos os equipamentos municipais. Garantir a manutenção das APACs para preservar o patrimônio da cidade. Consolidar o mapeamento de todos os prédios com valor histórico, cultural e artístico, garantindo que todos sejam utilizados até 2016. Revitalizar espaços de tradição cultural que foram negligenciados.

Meio Ambiente: Qualificar a Fundação Parques e Jardins para o manejo ecológico dos parques naturais e urbanos. Ampliar para toda a cidade a coleta do lixo seletivo e cuidar do destino do lixo. Apoiar o trabalho de catadores de lixo e cooperativas, garantindo a reciclagem de todo material coletado. Assumir a vigilância dos mananciais e recuperar lagoas e bacias. Assumir os compromissos firmados na Rio+20. Garantir 100% de cobertura do saneamento no Rio de Janeiro.

Idosos: Instalar as academias de ginástica em todas as praças da cidade, onde houver espaço para a convivência de diversas atividades. Implantar o Clube do Idoso nos bairros, oferecendo aos idosos uma possibilidade de estabelecer novos vínculos, criar novas amizades e desenvolver uma série de atividades que serão definidas segundo o perfil dos usuários de cada bairro/região. Criar Centros Dia para que os idosos que já perderam a sua autonomia passem o dia sob cuidados especiais para que seus parentes possam trabalhar. Implantar o Projeto Cuidadores de Idosos que capacita cuidadores que poderão apoiar as famílias no cuidado com seus idosos.

População de rua: Reorganizar o Sistema de Repúblicas para jovens em situação de rua. Reorganizar as estratégias de inclusão por meio dos Comitês de Trabalho Solidário. Retomar a contagem anual da população em situação de rua.

Drogas: Assumir o consumo de crack como problema de saúde pública. Criar a Rede Aliança Pela Vida, que vai mapear e cadastrar todas as entidades de tratamento de dependentes químicos. Implantar o Projeto Esporte e Cultura à Meia-Noite, em áreas diagnosticadas como de tráfico e uso de drogas. Implantar o projeto Eu Quero Sair das Drogas, que vai atender a chamados de famílias e pessoas que decidiram sair das drogas e precisam de ajuda e apoio terapêutico. Criar o Território Livre de Drogas, mapeamento de todas as áreas de concentração de usuários de crack, as “cracolândias” escondidas nos bairros mais pobres. Criar a Secretaria de Prevenção e Tratamento da Dependência Química.

Gestão da prefeitura: Acabar com a privatização da educação e da saúde. Acabar com a taxa de luz criada pelo Eduardo Paes. Garantir que a Ouvidoria seja um espaço permanente de diálogo entre a Prefeitura e o cidadão. Garantir equidade de gênero na equipe de gestão da Prefeitura, com participação igualitária de homens e mulheres no comando das secretarias, autarquias e fundações. Instalar as Reuniões Descentralizadas Com o Prefeito, que vai promover encontros semanais, em espaços públicos, com os secretários setoriais e com a participação direta da população.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. ana paula disse:

    eu sei que rodrigo maia pode cumprir suas propostas é só ele se dedicar na politica e em fazer o bem para as pessoas que votam nele. Se ele for o nosso prefeito por os proximos quatro anos tenho certeza que ele vai mudar a nossa cidade

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *