Início » Brasil » Quebra de sigilo de ex-presidente da Vale é autorizado
CPI DE BRUMADINHO

Quebra de sigilo de ex-presidente da Vale é autorizado

Integrantes da CPI que apura o rompimento da barragem de Brumadinho afirmam que Fábio Schvartsman não demonstra intuito de colaborar com as investigações

Quebra de sigilo de ex-presidente da Vale é autorizado
Schvartsman continua afastado da Vale (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão Parlamentar de Inquérito responsável pela investigação da ruptura da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que ocorreu em janeiro deste ano, aprovou na última terça-feira, 4, a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do então presidente da Vale na época da tragédia, Fábio Schvartsman.

O requerimento é de autoria dos deputados Áurea Carolina (Psol-MG) e Rogério Correira (PT-MG), que afirmam que o ex-presidente da empresa “não demonstra qualquer intuito de colaborar com as investigações” promovidas pela Comissão.

Schvartsman foi afastado das funções da presidência durante as investigações pelo Conselho de Administração da Vale, através de uma recomendação feita pelo Ministério Púbico.

As quebras de sigilo foram aprovadas desde o período de 17 de maio de 2017, data relacionada a uma portaria da Agência Nacional de Mineração (ANM), que realizou o detalhamento de normas de segurança de barragens. O pedido de quebra foi protocolado em seis de maio deste ano. Os parlamentares buscam saber se o ex-presidente da Vale já tinha conhecimento da instabilidade da barragem antes de seu rompimento.

Atualmente, Schvartsman ocupa o cargo de diretor-executivo, porém, continua afastado da empresa e está sendo investigado por um inquérito da Polícia Federal sobre as responsabilidades da ruptura da barragem.

Fontes:
Congresso em Foco - CPI de Brumadinho aprova quebra de sigilos de ex-presidente da Vale

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *