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SAÚDE

Seis hábitos que reduzem o risco de câncer de mama

Pesquisas apontam que a adoção de determinados hábitos pode reduzir o risco de desenvolver a doença

Seis hábitos que reduzem o risco de câncer de mama
As mortes por câncer de mama caíram 40% de 1989 a 2015 (Foto: PixaBay)

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O câncer de mama é o câncer com maior incidência nos EUA e afeta 85 em cada 100 mil mulheres, de acordo com dados recentes da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo projeções, 627 mil mulheres morrerão de câncer de mama este ano no mundo.

Mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, o câncer de mama é uma das formas da doença com mais possibilidade de cura. As mortes por câncer de mama caíram 40% de 1989 a 2015, graças a exames mais precisos e acesso a tratamentos eficazes. Porém, muitas pesquisas apontam que a adoção de determinados hábitos, como os descritos a seguir, pode reduzir ainda mais os casos da doença.

Moderar o consumo de álcool

(Foto: EBC)

(Foto: EBC)

O consumo regular de álcool está associado a sete tipos de câncer, em especial ao câncer de mama, porque o álcool aumenta os níveis de estrogênio. O relatório Dietary Guidelines for Americans recomenda um drinque por dia para as mulheres e dois para os homens. No entanto, um estudo publicado em 2015 na revista britânica BMJ indicou que mesmo uma dose de álcool por dia pode aumentar em 13% o risco de câncer em mulheres, sobretudo câncer de mama.

Fazer exercício físico

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

O exercício físico é benéfico sob os mais diversos aspectos. As pesquisas também mostram que a atividade física regular reduz o risco de câncer de mama, porque o exercício tem uma ação anti-inflamatória, melhora o sistema imunológico e reduz a gordura corporal, fatores associados a um risco menor da doença.

Um artigo publicado em 2015, na revista científica Jama Oncology, sugeriu que cerca de 300 minutos de atividade física por semana é ideal para a prevenção do câncer de mama. Outra pesquisa mostrou que 40% dos cânceres estão relacionados ao excesso de peso, que pode ser combatido com exercício físico e dieta.

Ter uma alimentação rica em fibras

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

Uma alimentação rica em fibras é extremamente benéfica para o organismo. Em 2016, um artigo publicado na revista BMJ mostrou que a ingestão diária de frutas ricas em fibras na adolescência, diminuía em 25% o risco de câncer de mama na idade adulta.

Evitar alimentos gordurosos

(Foto: PxHere)

(Foto: PxHere)

Um estudo publicado em maio, no periódico Jama Oncology, revelou que mulheres que comiam alimentos com baixo teor de gordura tiveram um risco 22% menor de morrer de câncer de mama no período de oito anos de acompanhamento médico após a doença, em comparação com mulheres que comiam alimentos gordurosos em sua dieta diária.

Evitar o tabagismo

(Foto: Wikipedia)

(Foto: Wikipedia)

Em geral, associa-se o tabagismo ao câncer de pulmão, mas as substâncias tóxicas presentes nos cigarros causam outros tipos de cânceres, como o de mama. Em 2017, um artigo publicado na revista científica Breast Cancer Research sugeriu que esse risco é maior em mulheres que começaram a fumar bem jovens, porque o fumo afeta o desenvolvimento hormonal.

Reposição hormonal

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

A terapia de reposição hormonal consiste no uso de medicamentos que ajudam a repor os níveis de estrogênio e progesterona na menopausa. O tratamento também alivia os sintomas típicos da menopausa, como ondas de calor e cansaço excessivo.

Porém, o tratamento aumenta o risco de câncer de mama e de doenças cardiovasculares. Por isso, na opinião de muitos médicos os riscos da terapia de reposição hormonal superam seus benefícios. Assim, é preferível fazer uma reposição hormonal natural com o uso de alimentos ricos em fitoestrogênios, como soja, inhame e linhaça.

Fontes:
Time-These 6 Habits May Reduce Your Risk of Breast Cancer

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