Início » Vida » Comportamento » Sete dicas para se livrar da bagunça e organizar a vida
BEM-ESTAR

Sete dicas para se livrar da bagunça e organizar a vida

Confira alguma dicas que podem ajudar a afastar a bagunça e manter vida e mente organizadas

Sete dicas para se livrar da bagunça e organizar a vida
Aprenda a organizar a vida para viver em harmonia com a mente (Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Cuidado com os “ímãs” de bagunça

Em quase todas as casas ou escritórios, há cantos ou móveis que se tornam verdadeiros “imãs” para bagunça. Pode ser a mesa da sala, uma cômoda no corredor ou uma cadeira no quarto. A bagunça é algo que tende a se acumular, então faça um esforço para limpar tais locais todas as noites.

Menos é mais

Embora possa ser útil ter mais de um carregador de telefone ou tesoura, você provavelmente não precisará de duas peneiras de farinha ou três porta-lápis. Muitas vezes é mais fácil manter o controle de um item do que de vários. Quando você tem apenas um par de óculos de sol, por exemplo, será muito mais fácil tê-lo sempre por perto.

Mover a desordem fora do contexto

Quando estamos acostumados a ver a bagunça acumulada sempre em determinado ponto – o famigerado “imã” de bagunça” – se torna difícil imaginar o que fazer com a desordem. Uma dica para isso é enxergar a bagunça através de uma nova perspectiva: coloque os objetos em uma caixa e leve para um local organizado, que pode ser um quarto ou uma sala, por exemplo. Retirando a bagunça de seu “habitat natural” fica mais fácil decidir o que fazer com tais itens.

Para roupas, considere o fator “ex”

Se você não consegue decidir se quer manter uma peça de roupa, pergunte-se: “Eu ficaria feliz em esbarrar com meu ex na rua usando isso?”

Cuidado com os brindes

Com certeza você já foi a algum evento e ganhou uma caneca, camiseta, garrafa de água, ou caneta. Mas se você não tem um plano claro para essas coisas, elas podem acabar apenas ocupando espaço. A melhor maneira de lidar com brindes é, a princípio, nunca aceitá-los.

Em viagens, selecione melhor os souvenirs que irá trazer

Esses itens podem parecer maravilhosos quando você está de férias, mas você realmente quer colocá-los em suas prateleiras quando chegar em casa? Se você gosta de comprar lembranças quando viaja, considere comprar itens que sejam pequenos, úteis ou fáceis de exibir, e ainda bons em invocar lembranças, como enfeites de árvore de Natal, temperos para cozinhar e cartões postais.

Organize as coisas para o futuro

Pense num futuro distante, nos dias seguintes a sua morte, quando seus parentes e amigos chegam para limpar sua casa. Nesse momento, eles terão de decidir o que será descartado, o que será guardado e com qual item cada um irá ficar – uma tarefa difícil para quem acabou de perder um ente querido. Você pode tornar esse momento mais fácil, lidando com os seus bens agora, do que empurrando a decisão para eles no futuro.

Fontes:
The Guardian-Seven ways to declutter your life and clear your mind

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *