Início » Economia » Internacional » Terrorista de Estrasburgo é morto pela polícia
FRANÇA

Terrorista de Estrasburgo é morto pela polícia

Chérif Chekatt, de 29 anos, foi localizado pela polícia e abriu fogo contra os agentes após ser abordado, sendo abatido em seguida

Terrorista de Estrasburgo é morto pela polícia
Chekatt era cidadão francês e se radicalizou durante suas várias passagens pela prisão (Foto: Police Nationale)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O autor do ataque a tiros em um mercado de Natal em Estrasburgo, na França, foi morto pela polícia na noite da última quinta-feira, 13, após ser localizado pelos agentes a apenas dois quilômetros do local do atentado.

Chérif Chekatt, de 29 anos, foi identificado por meio de imagens de câmeras de segurança e era procurado pela polícia desde o ataque, que ocorreu na última terça-feira, 11, e deixou dois mortos e 13 feridos. Cerca de 700 agentes participavam das buscas por Chekatt. Um trio que realizava a patrulha em Estrasburgo percebeu um homem com características semelhantes às do atirador. Após ser abordado, ele abriu fogo contra os policiais, sendo abatido em seguida pelos agentes. O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, declarou “estar muito orgulhoso dos policiais”.

Na manhã da última terça-feira, antes do ataque, a polícia tentou interpelar Chekatt, no âmbito de uma investigação por roubo e tentativa de homicídio, mas ele não estava em casa. No imóvel, os agentes encontraram granadas. Cidadão francês de origem norte-africana, Chekatt tinha condenações criminais na França e na Alemanha.

Segundo o secretário de Estado do Ministério do Interior, Laurent Nuñez-Belda, Chekatt se radicalizou durante suas várias passagens pela prisão e a ida dos agentes a sua residência pode ter sido o estopim para o ataque ao mercado.

Na quinta-feira, o grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o ataque, através de um comunicado, no qual afirmou que Chekatt era “um soldado” do grupo terrorista. Porém, especialistas franceses advertiram que essa reivindicação deve ser analisada com cautela, visto que o grupo já reivindicou falsamente sua ligação em vários ataques nos últimos anos.

Estrasburgo costuma ser repleta de turistas na época do Natal. Nos últimos anos, a segurança do mercado de Natal foi reforçada, após a França se tornar um alvo contínuo de atentados.

Fontes:
DW-Autor de atentado em Estrasburgo é morto

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *