Início » Vida » Ciência » Um novo antibiótico contra a tuberculose resistente
ESTUDO

Um novo antibiótico contra a tuberculose resistente

Estudo aponta que o composto Gladiolina pode ser capaz de evitar a bactéria que causa a tuberculose resistente a antibióticos

Um novo antibiótico contra a tuberculose resistente
Pesquisadores estão procurando novos antibióticos que sejam eficientes contras às novas cepas (Foto: Pixabay)

A tuberculose foi um grande problema por milhares de anos. A descoberta de sua causa no século XIX, a bactéria mycobacterium tuberculosis, e o desenvolvimento de uma melhor higiene ajudaram a controlar a propagação da doença. Quando, no meio do século XX, surgiu o antibiótico, muitos acharam que a tuberculose estava resolvida.

No entanto, a doença está de volta. Depois de décadas com os antibióticos funcionando, algumas cepas da bactéria ficaram resistentes ao medicamento. Em 2015, 5% dos 10 milhões de casos do mundo falharam no tratamento com Isoniazida e Rifampicina, remédios de primeira linha. Metade destas pessoas estavam infectadas com cepas que também eram resistentes a tratamentos de segunda linha. Por isso, pesquisadores estão procurando novos antibióticos que sejam eficientes contras as novas cepas.

Eshwar Mahenthiralingam, da Universidade de Cardiff, e Greg Challis, da Universidade de Warwick, acreditam ter encontrado um. Eles juntamente com sua equipe descreveram o composto na publicação científica Journal of the American Chemical Society.

O composto, chamado de Gladiolina, vem da burkholderia gladioli, uma bactéria, geralmente rara, que aparece nos pulmões daqueles que sofrem com fibrose cística. A bactéria consegue ficar nos pulmões destes pacientes, porque os tratos respiratórios estão tão congestionados com muco que inibem a ação das células do sistema imunológico que, teoricamente, destruiriam os invasores. O que interessa aos pesquisadores é que quando a bactéria se estabelece nos pulmões, ela parece ser capaz de evitar a bactéria da tuberculose.

Ainda serão necessários muitos testes para saber a eficiência do composto. No entanto, no cenário atual, no qual as pessoas temem às superbactérias, este pode ser um começo.

Fontes:
The Economist-A new antibiotic for drug-resistant tuberculosis

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *