Início » Economia » Internacional » Vaticano cria Conselho para lidar com crimes graves, como pedofilia
Papa Francisco

Vaticano cria Conselho para lidar com crimes graves, como pedofilia

Como forma de acelerar os procedimentos internos da Igreja Católica o Vaticano criou um Conselho judicial para lidar com crimes graves, como abuso sexual de menores

Vaticano cria Conselho para lidar com crimes graves, como pedofilia
Papa Francisco tem se dedicado a erradicar o problema na Igreja (Reprodução / Folha)

Como forma de acelerar os procedimentos internos da Igreja Católica o Vaticano criou um Conselho  Judicial para lidar com crimes graves, como abuso sexual de menores. A medida entra em vigor nesta terça-feira, 11.

O Papa Francisco irá escolher sete cardeais ou bispos para fazer parte do conselho, que está ligado à Congregação para a Doutrina da Fé, órgão do Vaticano que julga crimes contra a fé, a moral e a realização dos sacramentos. O grupo analisará os recursos que fazem parte do delicta graviora, crimes cometidos contra moral e a celebração dos sacramentos. O conselho aparece para apoiar a congregação para doutrina e eliminar casos pendentes.

Há tempos casos de pedofilia por parte de religiosos são denunciados. A ONU criticou veementemente a Igreja em janeiro deste ano por não punir  os abusos sexuais contra menores  e, em muitos caos, acobertá-los. Em setembro, o Papa Francisco destituiu o bispo Rogelio Ricardo Livieres Plano, de 69 anos, por acusação de proteger um padre suspeito de abuso sexual. No mesmo mês, Francisco pediu a primeira prisão feita na cidade-Estado. O monsenhor Josef Wesolowski foi submetido à prisão domiciliar no Vaticano, também sob acusação de pedofilia.

Fontes:
Folha - Vaticano cria Conselho para lidar com crimes de abuso sexual de menores

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *