Início » Brasil » Venda do jogo ‘Bolsomito 2k18′ é suspensa
APÓS DECISÃO JUDICIAL

Venda do jogo ‘Bolsomito 2k18′ é suspensa

Jogo gerou controvérsia durante as eleições presidenciais. O personagem principal, inspirado em Bolsonaro, ganhava pontos ao bater em mulheres, gays e negros

Venda do jogo ‘Bolsomito 2k18′ é suspensa
A decisão de suspender o jogo foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (Foto: Steam)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A empresa responsável pela plataforma Steam, A Valve Corporation, anunciou que encerrou as vendas do jogo “Bolsomito 2k18”, onde o personagem do jogo, o então candidato, Jair Bolsonaro, ganhava pontos ao bater em mulheres, militantes gays e negros.

A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A ação foi movida pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). O tribunal destacou que o jogo promovia “desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância”.

Após a ação pública, a empresa criadora do jogo alterou o nome do mesmo, além de modificar a URL do site de acesso, para dificultar a ação das autoridades.

O jogo foi lançado em outubro, antes de ocorrerem as eleições, e a ação civil pública foi ajuizada em cinco de dezembro de 2018. Segundo a empresa, o aplicativo já não era mais vendido desde o dia 8 de janeiro. Porém, o fim das vendas só foi comunicado ao MPDFT na última segunda-feira, 28. A empresa também enviou os dados de quem criou o jogo para as autoridades.

Sobre o “Bolsomito 2k18”

O jogo tinha como objetivo derrotar os “males do comunismo” e era dividido em fases. O protagonista do jogo (Bolsonaro) batalhava com pessoas que vestiam camisas vermelhas, fazendo uma alusão aos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), além de passar uma sequencia de animais com a sigla “PT”.

Na descrição do jogo, os desenvolvedores explicam: “Derrote os males do comunismo nesse game politicamente incorreto, e seja o herói que vai livrar uma nação da miséria. Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país. Muita porrada e boas risadas”.

Fontes:
Tecmundo-Valve encerra comercialização do jogo Bolsomito 2K18
Correio Braziliense- Após decisão judicial, empresa encerra venda do jogo 'Bolsomito 2k18'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *