Início » Notícia » Matemático, que inspirou ‘Uma mente brilhante’, morre em acidente
Obituário

Matemático, que inspirou ‘Uma mente brilhante’, morre em acidente

Nobel de Economia em 1994, John Nash sofria de esquizofrenia

Matemático, que inspirou ‘Uma mente brilhante’, morre em acidente
Vencedor do Nobel em 1994 de Economia, ele foi pesquisador na Universidade de Princeton (Foto: Wikimedia)

O matemático John Forbes Nash Jr. morreu aos 86 anos no último sábado, 23. A vida dele inspirou o livro e o filme “Uma mente brilhante”. Ele e esposa de 82 anos morreram em um acidente de carro em Nova Jersey, segundo informou a polícia local.

Vencedor do Nobel em 1994 de Economia, ele foi pesquisador na Universidade de Princeton. Autor da Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas, o matemático sofria de comportamento paranoico, em função de sua esquizofrenia. Sua carreira e sua luta contra a doença foram imortalizadas por Russel Crowe em “Uma Mente Brilhante”, que, em 2002, ganhou quatro Oscar.

O ator se manifestou em sua conta no Twitter: “Chocado… Meu coração está com John & Alicia & família. Uma incrível parceria, belas mentes, belos corações”.

Nash começou a enfrentar os sintomas da doença ainda nos anos 1980. Ele ouvia vozes e pensou ter identificado códigos e sinais escondidos em jornais. Em razão de sua doença, teve que renunciar ao seu posto no Massachusetts Institute of Technology (MIT). O pesquisador foi reconhecido como um dos maiores matemáticos do século 20, notório pela originalidade de seu pensamento, além do destemor em lidar com problemas tão difíceis que outros não ousavam enfrentar.

 

 

Fontes:
O Globo-Matemático John Nash, que inspirou ‘Uma mente brilhante’, morre em acidente
Estado de S. Paulo-Matemático que inspirou 'Uma mente brilhante' morre em acidente de carro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *