Início » Brasil » Morre, aos 81 anos, a cantora Miúcha
OBITUÁRIO

Morre, aos 81 anos, a cantora Miúcha

Irmã de Chico Buarque, Miúcha ficou conhecida como intérprete de grandes sucessos da Bossa Nova. A cantora lutava contra um câncer há anos

Morre, aos 81 anos, a cantora Miúcha
Miúcha será enterrada nesta sexta-feira, 28, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/TV Brasil)

A cantora Miúcha morreu na última quinta-feira, 27, aos 81 anos, devido a uma parada respiratória, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A artista se tratava de um câncer no pulmão há anos. Há seis meses, Miúcha informou que a doença havia desaparecido, mas o câncer retornou quatro meses depois.

O velório e o enterro da artista ocorrem nesta sexta-feira, 28, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Irmã de Chico Buarque, Miúcha lançou 14 álbuns em 40 anos de carreira. Compôs cerca de dez canções, como “Solidão”, e interpretou letras escritas por grandes nomes da Bossa Nova, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e seu ex-marido, João Gilberto.

Além da interpretação de canções, seu trabalho mais reconhecido nacionalmente foi a vivência da personagem Galinha, em “Os Saltimbancos”. Para o historiador Ruy Castro, “só havia algo tão delicioso quanto escutar Miúcha cantando — conversar com ela”.

Biografia

Heloisa Maria Buarque, mais conhecida como Miúcha, nasceu no dia 30 de novembro de 1937, no Rio de Janeiro. A artista nasceu da união entre o historiador Sérgio Buarque de Holanda e a pianista e pintora Maria Amélia Cesário Alvim. Do seu casamento com João Gilberto, que durou oito anos, nasceu a filha Bebel Gilberto.

Miúcha começou a cantar ainda criança, em São Paulo, onde viveu parte da infância com a sua família. A artista formou um grupo vocal com seus seis irmãos, incluindo Chico Buarque. Mais tarde, nos anos 1960, a cantora morou em Paris, na França, onde estudou História da Arte.

Apesar de ter começado a cantar ainda na infância, sua primeira gravação profissional aconteceu apenas em 1975, quando cantou no álbum “The Best of Two Worlds”, de João Gilberto e Stan Getz. Dali, não parou mais. No mesmo ano se apresentou no Newport Jazz Festival e participou de uma faixa no disco “Urubu”, de Tom Jobim.

A partir desse momento, se tornou mais próxima de artistas da Bossa Nova. Fez parcerias e apresentações com cantores e compositores, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Toquinho.

Um dos seus álbuns de maior sucesso foi “Miúcha & Tom Jobim”, de 1979, onde expôs algumas de suas músicas autorais, além de interpretar composições de outros artistas. A interpretação de Miúcha, inclusive, sempre foi muito elogiada por personalidades do meio artístico.

De acordo com uma publicação de Caetano Veloso nas redes sociais, a última música gravada por Miúcha foi “Aquele Frevo de Axé”, que “será lançada em breve”, segundo revela o cantor.

Despedida

Muitas pessoas, incluindo dezenas de artistas, usaram as redes sociais para se despedir de Miúcha, entre a noite da última quinta-feira e a manhã desta sexta-feira. Caetano Veloso escreveu um longo texto de despedida à artista em sua conta no Facebook, relembrando apresentações e grandes sucessos interpretados pela cantora, e exaltando a sua importância na formação musical de Chico Buarque.

“Sua musicalidade e a força que esta teve na formação de Chico é fato que este atesta ao lembrar treinamentos recreativos de abertura de vozes harmônicas. […] Miúcha era toda música, na intimidade ou no palco do Canecão [antiga casa de shows no Rio de Janeiro]”, escreveu Caetano Veloso.

Bebel Gilberto, filha de Miúcha, foi mais contida nas palavras. A cantora compartilhou uma foto com a mãe no Instagram e escreveu: “Pra sempre no meu coração. Te amo muito. Descansa meu amor… saudades”.

Fontes:
G1-Cantora Miúcha morre no Rio aos 81 anos
Folha de São Paulo-Cantora Miúcha, irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto, morre aos 81 anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *