Início » Notícia » Morre aos 83 anos a atriz Anita Ekberg
Obituário

Morre aos 83 anos a atriz Anita Ekberg

Símbolo sexual da década de 1960, sua atuação mais marcante foi no filme 'A doce vida', de Federico Fellini

Morre aos 83 anos a atriz Anita Ekberg
Anita com sua estatueta do Globo de Ouro, que recebeu em 1956 na categoria 'atriz mais promissora' (Foto: Reprodução/Internet)

Morreu no último domingo, aos 83 anos, a atriz sueca Anita Ekberg. Ela estava internada num hospital de Roma desde o Natal por uma “série de doenças”, disse a advogada da estrela do cinema, Patrizia Ubaldi.

Anita foi uma das maiores personalidades do cinema  nas décadas de 1950 e 1960. Sua principal atuação foi no filme de Federico Fellini “A doce vida” (1960), onde protagonizou uma das cenas mais marcantes da história do cinema ao se banhar na Fontana di Trevi. (Confira a cena no vídeo abaixo)

Nascida em 29 de setembro de 1931 em Malmö, Suécia, Kerstin Anita Marianne Ekberg tinha sete irmãos. Foi eleita Miss Suécia em 1950, quando foi aos Estados Unidos para participar do concurso de Miss Universo. Perdeu a disputa, mas ganhou um convite de John Wayne para participar do filme “Rota Sangrenta” (1955).

Tornou-se símbolo sexual nos EUA. Teve atuações marcantes em filmes como “Guerra e Paz” (1956) e “Artistas e modelos” (1955). Em 1956, recebeu o Globo de Ouro de atriz mais promissora.

Após o sucesso de “A doce vida”, Anita passou a maior parte de sua vida na Itália, país onde gravou a maior parte dos 64 filmes de sua carreira. Sua última atuação foi na série italiana “Il bello delle donne” (2001-2003).

Anita tinha uma relação polêmica com seu país natal. Foi constantemente criticada por ter saído da Suécia e nunca participou de uma produção de lá.

Fontes:
O Globo-Morre a atriz sueca Anita Ekberg, de 'A doce vida'

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *