Início » Notícia » 12 de outubro: muito mais que o Dia das Crianças
BRASIL

12 de outubro: muito mais que o Dia das Crianças

O dia 12 de outubro é um dos feriados religiosos mais importantes no Brasil e em diversos países

12 de outubro: muito mais que o Dia das Crianças
Fiéis comemoram o dia de Nossa Senhora Aparecida (Foto:Thiago Leon/ Santuário Nacional)

Além de ser a data em que se comemora no Brasil o Dia das Crianças – e de marcar que faltam exatos 80 dias para o fim do ano -, o dia 12 de outubro é um de nossos feriados religiosos mais importantes e, também, em diversos países. Aqui, a Igreja Católica rende, neste dia, homenagem a Nossa Senhora Aparecida – a padroeira do Brasil – por isso o feriado.

Reza a tradição que pescadores encontraram a imagem da santa em 1717, nas águas do Rio Paraíba do Sul, na cidade paulista de Guaratinguetá. O milagre aconteceu logo em seguida, quando as redes dos pescadores saíram das águas cheias de peixes. A história correu o país. A localidade de Aparecida construiu sua primeira basílica em 1834 e, em 1928, se desmembrou de Guaratinguetá. Em 1954, o Papa Pio XII oficializou a data comemorativa que deu origem ao feriado nacional, tornado oficial em 1980, pelo então presidente da República, o general Figueiredo.

Em 1492, Cristóvão Colombo deu com suas caravelas nas Bahamas – alguns dizem que foi na República Dominicana – no dia 12 de outubro. Para marcar o Descobrimento da América ou ainda o Dia da Raça – dependendo do país – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela fecham suas repartições, indústrias e comércios.

12 de outubro no Império e na República

Neste que também é o dia da Virgem do Pilar, a Espanha festeja o Dia da Hispanidade enquanto que, curiosamente, a Guiné Equatorial celebra sua independência da Espanha Franquista. O Japão comemora, nesta data, o Dia da Saúde e dos Esportes.

Em nosso país, hoje é também o Dia Nacional da Leitura e quando corretores de seguros, engenheiros agrônomos e cirurgiões pediátricos comemoram o seu dia. As cidades goianas de Águas Lindas, Itumbiara e Rubiataba e também Tupã (SP), Gama (DF) e Seropédica (RJ) fazem aniversário.

Neste dia, em 1798, nascia o homem que proclamaria nossa Independência, Dom Pedro I. Em 1822, no mesmo outubro 12, ele seria declarado imperador do Brasil. Na mesma data, já em 1992, morreria – de acidente de helicóptero – um dos maiores defensores da democracia brasileira, o deputado Ulisses Guimarães – cujo corpo jamais seria encontrado.

O Dia das Crianças no mundo

Em outros países, o Dia das Crianças é celebrado em diferentes datas e de outras formas. O primeiro de junho é a data padrão de Angola, Bulgária, China, Portugal, Rússia, Suécia e de, pelo menos, outros 20 países. Na Alemanha, o Dia das Crianças é comemorado em 20 de setembro. O Japão é o único que festeja no dia 3 de março, para as meninas, e no dia 5 de maio, para os meninos.

Ainda sobre a data cristã, foi neste dia, em 1931, que foi inaugurada, no Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor. Arcebispo do Rio na época, o Cardeal Leme rejeitou um projeto – preferido pela Cúria – no qual o Cristo carregava uma cruz. Ele preferiu a estátua com os braços abertos sobre a cidade.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. BS disse:

    Nossa Senhora Aparecida, olhai por nós e por nosso país.

  2. Regina disse:

    Data importante psra os catolicos no Brasil.

  3. Nelson Nóbrega disse:

    Mais do que nunca, neste ano o Brasil precisa de sua padroeira.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *