Início » Opinião » Artigos » Diversidade sem cisão
Artigo

Diversidade sem cisão

Por Luiz Leitão

Diversidade sem cisão
Pré-candidata à presidência da República Marina Silva

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

“Quando falamos dos direitos das mulheres, às vezes parece ser o direito de uma parte da sociedade. Ela não precisa se perceber cindida, basta se perceber diversa.”

A frase, cunhada por Marina Silva, ultrapassa a milenar questão da inferiorização das mulheres. Aplica-se a todas as formas de discriminação:ao racismo, à intolerância religiosa; resume, enfim, a dificuldade humana em aceitar as diferenças que são, justamente, a sua característica fundamental.

Essa filosofia vai contra o discurso oficial brasileiro de “igualdade racial”, um duplo eufemismo, já que não existe o conceito científico de raça e, muito menos, de o igualdade.

O que significa essa tolice semântica para a mulher, ex-empregada doméstica, a saúde um tanto frágil, de cuja origem humilde nunca lançou mão para se promover politicamente?

Marina usou a adversidade em seu favor,como estímulo, mas não para encarnar o figurino de vítima. Foi à luta e formou-se em História pela Universidade Federal do Acre.

Hoje, aos 52 anos, comprova-se a sinceridade de sua alocução quando pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente – “Perco a cabeça, mas não perco o juízo!” – pela frase que inicia esse artigo.

O “simples” fato de não se ter agarrado ao cargo com o pragmático apego de nove entre dez ocupantes de funções públicas relevantes é revelador da clareza de sua noção de limites contida na regra básica de servir ao Estado, e não ao governo de ocasião.

Os críticos poderão dizer que ela deveria ter saído do PT quando o apodrecimento moral da agremiação já era inescondível, mas para onde iria, se nossos partidos políticos são perniciosamente homogêneos?

Sua adesão ao Partido Verde não terá sido pelos belos olhos de seus integrantes, mas porque o PT jamais lhe daria a chance de, concorrendo à presidência, fazer sombra a Lula, roubando-lhe a veleidade do Poder até que a morte os separe.

Sua menção à tolerância,a argumentação mais serena, a ausência dos arroubos que sempre caracterizaram nossa mais importante figura política, cuja artificialidade se esconde sob um manto que já se revela um tanto puído, sinalizam sua provável conduta na Presidência da República.

Infelizmente, na política,como na vida, nada é certo, há que pagar para ver, mas já pagamos tanto e tão caro por opções sempre tão óbvias e parecidas, que parece ter chegado a vez de apostar no diferente – Lula nunca foi autêntico.O aguerrido contestador era, na verdade, o mais empedernido conservador, e deu seguidas mostras disso.

Marina deve expor seu ideário,sua opinião sincera, escancarada, sobre as falcatruas no Congresso, um plano de governo bem delineado, com começo, meio(s) e… fin(s).

Marina não precisa copiar a fórmula lulo-serrista de um vice de peso – nem sempre com substância.

Ela se haverá de bastar expondo exaustivamente o seu ideário; a imprensa está aí para ouvi-la, de graça. Diálogo com o eleitorado, no lugar de incontáveis inaugurações e reinagurações, de fotos beijando crianças.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

11 Opiniões

  1. Antonio Vinicius Oliveira Silva disse:

    Esse desabafo de Marina nada mais é um jesto de revolta contra sua pessos,não precisamos de mais decladiações precisamos sim de políticos que verdadeiramente lute pelo os direito do cidadão seja ele público ou privado, exemplo, envestimento na segurança pública, na saúde e principalmente na nossa educação, esses proficionais pedagógicos precisam de reconhecimentos da queles que se dizem políticos nesse país, salarios dignos de sua função que tanto é necessario a nossa sociedade.

  2. Markut disse:

    De fato, Marina sinaliza uma personalidade à parte, nesse mar de lama e mediocridade que é o nosso meio político.
    Mesmo que a sua vitória nas urnas seja, ainda, improvavel,carrear votos em seu favor seria uma forma indireta de manifestar a nossa inconformidade ,com tudo o que aí está, talvez mais eficiente do que o improvavel voto nulo.

  3. Diego Pinheiro disse:

    Não sei quanto aos demais, mas eu irei votar nela. Creio que esse mar de corrupção que ainda é visível inclusive na presidencia atual que contou com o meu voto, espero que ela venha para aparar mais as arestas resistentes e presidir o Brasil com uma mão mais firme diante de novas e possíveis crises.

  4. Leondeston disse:

    Como alguém:

    – que frequenta diligentemente uma seita religiosa cristã como a Assembleia de Deus que fomenta a intolerância religiosa agredindo as demais religiões sistematicamente;

    – que acha que a única mitologia de criação existente é a cristã e quer obrigar o seu ensino em paralelo ao evolucionismo de Darwin, ignorando todas as demais mitologias de criação;

    – como alguém que quer aumentar a participação política de sua seita religiosa que se tem como a única religião válida em um estado laico;

    Como alguém assim pode ter a petulância de falar em intolerância religiosa ou qualquer outro tipo de preconceito?

  5. carlos alberto disse:

    O que faz um cachorro brabo, mas amarrado? Nada… É isso que vai acontecer com a possível candidata ao governo central, caso venha a vencer as eleições. Durante o seu mandato como ministra do meio ambiente, mostrou-se submissa e servil, não brigou com ninguém, foi moderada o tempo todo e complacente com àqueles que estão dizimando as florestas e vendendo a preço vil para o exterior.

    O sistema viciado de eleições vigente no Brasil, vai tentar colocar no poder central, um “novo cachorro amarrado” que faça bastante barulho ao latir, mas que não morda ninguém. Essa é a tônica, assim foi – e assim serás para todos os séculos. Amém!

  6. Demilson disse:

    Marina Silva
    Para nos uma promessa para a Presidencia do Brasil, uma pessoa que saiu do nosso meio alguém que veio da classe pobre do Interior do ACRE, hoje é uma pessoa que carrega a verdade e o enegma da politica Brasileira, e tenho certeza que o seu estado esta sofrendo nesse momento, pois a campanha politica para eleger uma Tal Dilma Reseff,que é uma pessoa de Conduta Má dentro do Cenário Nacional,

    A Marina Silva é a Inversão da Dilma,,,

    pois Marina Silva tem Historia e passado Limpo, ja foi Deputada Federal Estadual, e Ministra do Meio Ambiente, e no seu mandato so não fez mais por conta do Proprio Presidente Lula,, A gente esperavamos o apoio do Lula para Marina e não para a Tal Dilma, uma vez que essa nunca foi nada e caiu de paraqueda, e agora se acha no Direito de ser Presidente do Brasil…

    Voce votaria numa pessoa que comandou uma Guerrilha Sangrenta que Exterminou mais de 2.000 mil pessoas que destruiu gente inocentes,e familia inteira, no alto do araguai,
    Votaria numa pessoa que roubou a previdência social causando uma arrombo de mais de 100 Milhões de Dolares na Epoca, e hoje os aposentandos vive a dura realidade de não ter um reajuste correto por se tratar de que essa perca desses recursos impede que o aumento de salarios dos aposentados seja maior,, Pois poderia quebrar o caixa da Previdencia…

    Votaria numa pessoa que fugiu do Brasil e foi recumperada pela Interpol, hoje veio de paraqueda ser ministra da casa civil e não sei porque que o Lula quer que essa pessoa seja presidente do nosso pais…

    Em quem você votaria

    ( ) Dilma Russeff.
    ( ) Fernadinho Beira Mar
    ( ) José Dirceu
    ( ) José Genuino
    ( ) Antonio Palocci
    ( ) Marcos Valerio
    ( ) José Sarney
    ( ) José Orcilio Miranda – Zeca do PT – MS
    Olha ta ai um grupo de gente boa para ser Presidente do Brasil, em Qualquer um desses seres ai que o Povo Brasileiro votar para ser Presidente do Brasil, vai realmente ver o quando o Nosso pais vai Crescer,
    Vai Crescer tanto quanto Rabo de Cavalo, Para Baixo.
    Realmente eu fico adimirado do Lula ser um bom presidente e escolher pessoas absurdas para ser candidata a presidencia da Republica
    Onde esta a cabeça co Lula…. Meu Deus ..

    Fica meu repudio a essa candidatura,,, Ainda Bem que tem o Serra pra gente Votar,, e se não tivesse o Serra a gente Votaria na Marina Silva Concerteza….

  7. MARIA NEUSA DOS SANTOS disse:

    A Marian Silva representa a oposição de LUla e tudo quanto ele fala.O fato dela deixar o meio ambiente a meu ver já foi sua vitoria. Ela luta pela não violência. Ela não é estapafúrdia. Ela é simples. É da paz.

  8. Helio disse:

    Luiz, muito interessantev o artgo. Mas creio que a nossa história precisa de pensar num vice. Não concordo que o Serra precise de um vice. Eletem uma bela história política. Cansei de candidatos simpáticos e demagógicos. Talvez não chegue a vez do Serra, mas teríamos a grande sorte se ele viesse a ser eleito.

  9. luiz leitao disse:

    Caro Hélio,

    De fato, vices não têm lá frande apelo nas eleições.Nunca ouvi alguém mencionar ” vou votar em fulano e no vice, ou por causa do vice.

    É um papel quase decorativo,e lembro que o vice mais discreto foi Marco Maciel, de FHC.

    A questão que eu levantei era mais a inversão: se o tucanato acha que a chapa dupla é decisiva, por que Serra tem de ser o presidente e Aécio, o vice? Não que eu ache Aécio melhor, mas pela falta de democracia nos partidos.

    Um abraço.

  10. luiz leitao disse:

    Leanderston,

    Talvez eu esteja enganado, mas li um comentário de Marina sobre o criacionismo nas escolas, e parece não ser bem assim. Mas é preciso confirmar isso.

    Eu, apesar de não ser religioso no sentido de ter uma religião em paricular, acho que o criacionismo pode ser ensinado nas escolas aliado ao Darwinismo. Marcelo Gleiser, físico, não vê conflito entre ciência e religião.

    A ciência chega a um ponto em que não há explicação, no caso da cosmologia, do Big Bang.

    Agora, é claro que não pode ficar falando em arca de noé, adão e Eva. Isso é em colégio de padres, tudo bem. No público, melhor ser laico.

    Mas não creio que Marina terá tempo de ficar discutindo religiao, com tanta coisa por fazer.

  11. jaime disse:

    Depois de Lula Marina Silva seria ideal para avancar em um programa de favorecer os mais pobres do Brasil que ainda sao muitos, democraticar o poder com uma participacao da mulher na política e no poder. Desenvolver o Brasil com a participacao de todos mais justo .
    Meiorando a educacao (integral) saude para todos e trabalho para as juventudes. Junto com uma vicao ambientalista. Producao local e uma vicao global

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *