Início » Opinião » Artigos » HO, HO, HO!! É NATAL!!
Grita Brasil

HO, HO, HO!! É NATAL!!

Por Claudio Schamis

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pois é, o natal chegou e com ele a esperança de um mundo melhor. Um país melhor. Uma economia melhor. Um emprego melhor. Um salário melhor. Uns políticos melhores. Um mensalão melhor. Um Arruda melhor. Um DEM melhor. Um presidente melhor.

E é esse o espírito de natal. Todo natal há essa renovação em nossas esperanças. Parece até coisa de filme da sessão da tarde, onde o bom velinho traz em seu saco, cueca e meias, além de presentes, essa outra coisa mágica. Inexplicável para muitos.

É verdade que muitas dessas esperanças a cada ano acabam tendo que ser repetidas, pois alguém deve estar irritando Papai Noel. Ele não nos está atendendo nesses pedidos.

Onde foi que eu errei? Mas como diz o ditado: “a esperança é a última que morre”.

A minha infelizmente já morreu. Mas, como dizem que milagres existem, quem sabe eu não seja surpreendido esse ano. Eu estava até merecendo.

Um milagre posso falar que vi acontecer. O governo lembrou-se dos aposentados. HO!HO!HO!

Mas como milagre que é bom dura pouco, não poderia ter sido diferente, o povo de lá entrou em recesso e o caso Arruda, só em 2010. Só espero que as imagens não percam a qualidade pelo tempo e as gravações o áudio até chegarem à conclusão de que aquilo era dinheiro, de que era o Arruda e de que não existe distribuição de panetone. Afinal isso é só o Papai Noel que faz. E o Arruda está mais para outra coisa, mas que é no momento indizível.

Mas o que ainda pode-se dizer é que Lula que esteve tão pertinho de mim (olha que perigo!), pois veio ao Rio de Janeiro inaugurar o Metrô de Ipanema, uma estátua em homenagem a João Saldanha (salve ele!) no Maracanã e obras do PAC no Complexo do Alemão, é que ele realmente deve se achar “o cara”. Além de dar pitaco nas eleições de outros países como Honduras e Irã, Lula que estava em clima de comício — ninguém do TRE percebe isso? — aqui no Rio com Dilma, quer dar pitaco na nossa área. E “reelegeu” Cabral por mais 4 anos. Lula, cada um no seu quadrado, por favor.

Não quero dizer com isso que Cabral isso ou aquilo. Está ainda muito cedo para tal.

Pelo menos ele não “reelegeu” o prefeito Eduardo Paes, que prometeu uma coisa e vai enfiar por qualquer buraco que seja, inclusive pelos muitos que temos nas ruas e calçadas, a taxa de iluminação pública. Só queria saber onde estão os interruptores dos postes que teimam em ficar acesos em plena luz do dia? Ou será que vão criar um 0800 onde você ligou vem um funcionário apagar a luz?

E já que estamos falando de luz e do Rio de Janeiro (me desculpem os outros estados), seria bom que iluminassem um pouco as idéias de nossos políticos e que parassem de vender uma imagem falsa de como é nosso sistema de Metrô. Não se enganem. Não é nada disso que você viu. Atenção COI (Comitê Olímpico Internacional) vocês foram enganados. Queria ver a delegação do COI andando de Metrô na hora do rush. Nosso governador e nosso prefeito não teriam coragem de fazer isso. Tentem vocês aí andar de Metrô entre 7h e 9h ou entre 17h e 19h. Oh, estou falando com vocês, Sergio Cabral e Eduardo Paes. Andar de Metrô em trem especial (leia-se somente para eles) e com ar condicionado funcionando é maravilhoso. Até eu. Até tu. E olha, acho difícil consertar até 2014.

Não adianta, para ver o real problema é preciso vivenciá-lo. Sentir na pele. Acho que não adianta somente receber relatórios. Sabe como é né? É um papel que hoje está no topo da mesa e amanhã como por milagre — existem milagres fora da época de natal — ele desaparece e vai parar no topo de baixo daqueles tantos outros relatórios e aí… O tempo passa. O tempo passa, acaba o (seu) reinado como por milagre e aí… Vira meta e promessa do próximo no cargo. Existem coisas que não se podem adiar. É o povo que vota em vocês que sofre todos os dias com superlotação de Metrô, linhas com ônibus de menos, falta de transporte em algumas regiões, e falta de transportes para deficientes físicos com cadeiras de rodas. Desrespeito total, absoluto e irrestrito. Parabéns!!!

Para quem anda de carro com motorista e ar condicionado, metrô nos olhos dos outros é refresco, se bem que está mais para uma sauna. Se pelo menos pulverizassem eucalipto nos trens, ia ficar tudo bem. Era serviço completo e nem poderíamos reclamar. Quem sabe renderia até uns votos.

Sauna, votos, Lula, DEM, Enem, Bolsa Família, Bolsa Celular, meias, cuecas, Dilma, Sarney, Senado, atos secretos, deputados que se lixam para nós, deputados que constroem seus castelos, sungas vermelhas, quebras de decoro, Brasília, lama e mensalões à parte, espero dentro do possível que todos tenham um feliz natal com saúde, prosperidade, paciência, esperança (sempre) e um dinheirinho no bolso, que 2010 vem ai, mas 2009 ainda não acabou.

Mas claro sem esquecer das minhas “tchutchuquinhas”: as baleias.

Salvem as baleias. Não joguem lixo no chão. Não fumem em ambientes fechados.

FELIZ NATAL! FELIZ CHANUKÁ!

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. luiz antonio vieira barbi disse:

    ESTE E UM JUDEU…PELA SUA DESPEDIDA CHANUKA…O QUE NAO TEM A MENOR IMPORTANCIA, EXCETO O CONHECERMOS MELHOR…ESCREVE BEM, CARIOCA, TRISTE DE VER A BAGUNCA SO AUMENTANDO NO RIO, TALVEZ SAUDOSO DO RIO NOS TEMPOS DO GARRINCHA, TRISTE COM AJA ELEITA PRESIDENTE DILMA, MAIS LULISMO NAS COSTAS…ETC…TEM RAZAO, E NATAL!!!!!!! FELIZ NATAL!!!!!!!!!!

  2. Sergio Soares disse:

    Claudio, antes de mais nada Feliz Natal e Feliz Chanuká!! Muito bom texto que agora mostrou que vc também se liga no Rio de Janeiro e que temos muitos problemas que ficam sendo mascarados e que também está de olho em nossos políticos daqui e gritando quando necessário…Valeu.

  3. Salim disse:

    Parabens ao Claudio Shamis pela despedida do seu artigo HO, HO, HO!! É NATAL!! e em especial pela sua despedia com FELIZ NATAL! FELIZ CHANUKÁ! Sou de origem Libanesa, no entanto judaica. O credo nao invalida a convivencia pacifica e mensagens tolerantes e de paz entre os povos como ocorria nos meus Bons tempos de vida no Libano e aqui no meu querido Brasil. No entanto, comentarios pejorativos, como o da opiniao do leitor “luiz antonio vieira barbi” so tendem a disseminar Antipatia contra os judeus, o que e lamentavel nessa epoca quando estes tambem comemoram a festa das Luzes com o milagre da HANUKAH, que muito historiadores remetem ser a origem da Arvore de Natal.
    Viva o nosso Brasil heterogenio, onde judeus, catolicos e outras religioes vivem em tolerancia, harmonia e mutuo respeito.
    E BOAS FESTAS

  4. Andre Esteves disse:

    Não há dúvidas de que o ditado popular “para inglês ver” continua popular – e como nunca! Mas também não há dúvidas da habilidade do colunista em trazer com bom humor essas reflexões importantes. Que venha 2010 com a esperança mística que só um ano “novo” é capaz de trazer.

  5. Ramiedre disse:

    É mesmo! Como esse povo se deslocaria naquela lata de sardinhas. Nós os mortais que sabemos o que é realidade…
    E voce Cláudio? Como assíduo usuário do metrô,me responda: É pior pela manhã, ou pela noite?
    No proximo ano não foque seus artigos somente nas coisas ruins, pense nas boas (Não dá pra ironizar, que é o seu forte, mas dá pra comentar). Um exemplo de coisas desagradáveis que voce ama falar… A guerra que trava contra o povo do Pt, ops… Quis dizer contra os corruptos mais destacados do ano. Eu sinto que sua batalha um dia será recompensada. Olha que beleza! Tem até alguns seguidores que te admiram e te segueriam até o fim. Basta ler os comentários, começo a tornar-me uma também…Eu os admiro. Na minha terra isso tem nome, chamam de B.O que são pessoas que gostam da outra e defendem suas idéias. Acho que sou sua B.O…
    Mas pense. nesse ano em algo mais inovador… Para ter mais graça. Assim seus artigos podem ficar menos chatos.

    Bjoss

    Ps. O mesmo de sempre sobre baleias e cigarro, ou algo do gênero…

  6. Fernando Luiz da Silva disse:

    Realmente nós brasileiros acolhemos de braços abertos seres humanos vindos de todas as partes do planeta (Em sua essência o planeta não é de ninguém mesmo…)
    Seria importante se estes irmãos contraíssem essa fraternidade tupiniquim e contaminassem seus povos, sua nações, suas tribos. A miscigenação constitui a maior garantia de sobrevivência da espécie e do desaparecimento de racismos apaixonados.
    Que neste novo ciclo em torno do sol, nesses novos 365 dias de oportunidades possamos errar menos e caminharmos cada vez mais determinados na direção do Criador.

    Sobre a temática desse Artigo, gostaria de deixar minha ultima manifestação deste ano:

    Quando se esta em um barco de madeira a fazer água e com um incêndio na proa, o primeiro passo, não é procurar tabuas e pregos e descer ao porão, também não se pode tomar baldes com água e lançar-se em combate ao fogo.
    O primeiro gesto deve ser o de manobrar o barco para que o vento sopre da popa.
    Vamos ajudar no direcionamento dessa nau e parar de amaldiçoar as chamas ou os velhos rombos no porão. Tudo a seu tempo…
    Não relevem, por favor, alguma alfinetada desferida no calor do debate, somos apenas tatuzinhos de jardim, vivendo no mais ermo dos canteiros de uma grande universidade. Mesmo assim, acreditamos poder julgar o semelhante ou discutir as deliberações do Reitor .
    Que neste novo ciclo em torno do sol, nesses novos 365 dias de oportunidades, possamos errar menos e caminharmos cada vez mais determinados na direção do Criador.

    Feliz Ano Novo a Todos!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *