Início » Opinião » Artigos » O resgate da cidadania (italiana)
Artigos

O resgate da cidadania (italiana)

A notícia – da mais alta gravidade – passou quase sem registro pela grande imprensa. Talvez porque nada mais surpreenda no ambiente de degradação moral patrocinado pela atual administração pública. Ou talvez porque a notícia é mesmo inacreditável: a primeira-dama brasileira, esposa do Presidente da República, Da. Marisa Letícia Lula da Silva, recentemente solicitou e obteve a cidadania italiana, que foi estendida para os filhos do casal. Sim, é isto mesmo que o leitor que não sabia do fato acaba de ler. Todos os membros da família presidencial, exceto o próprio, são agora italianos. Com direito a passaporte e até título de eleitor, para não haver dúvidas.

Não há em relação à dupla cidadania da famiglia presidencial nenhuma ilegalidade, ressalte-se desde logo. Mas a situação é absolutamente inconcebível sob qualquer ângulo de análise. Trata-se do escárnio levado aos limites do impensável. Tanto que nunca houve situação análoga no Brasil. E se aconteceu noutra parte do mundo, só pode ter sido em alguma republiqueta de terceira categoria, a fim de garantir a fuga de algum ditador ladravaz.

Por respeito aos eleitores, aos cidadãos ou ao País que elegeu seu marido, nenhuma primeira-dama, ainda que tenha condições legais para tanto, ousa sequer pensar em requerer uma outra nacionalidade. Por isso, ninguém consegue imaginar a primeira-dama norte-americana, Laura Bush, por exemplo, solicitando cidadania mexicana. Como também ninguém conceberia Da. Lucy Geisel requerendo nacionalidade alemã. Estes dois exemplos são de primeiras-damas cujas origens estrangeiras são relativamente próximas, tanto que até falam o idioma de seus pais ou avós. Mas este não é o caso de Da. Marisa Letícia. Ao que consta, ela não sabe dizer nem bom-dia em italiano.

As explicações para tamanho desdém são todas comprometedoras. A própria Da. Marisa Letícia declarou: É só uma oportunidade, no caso de se precisar. Essa precisão seria para o caso de fuga da famiglia presidencial, tão comum na história do continente? Ou seria para garantir o emprego dos bambini, porque o Brasil se tornou um país inviável economicamente depois de décadas de intervencionismo estatal que o partido de seu marido ajudou a implementar? Ou se deve a uma razão mais simples como evitar as filas do consulado americano, uma vez que não é exigido visto de entrada para os cidadãos da Comunidade Européia?

O gesto da primeira famiglia brasileira ficará no mínimo como símbolo da confiança que seus membros depositam no chefe e do que esperam do futuro da nação. Também explica o surrado e vazio jargão, resgate da cidadania, tão utilizado pelo PT. Não tem nada a ver com os direitos e garantias individuais ou de cidadania. Tem a ver com obtenção de nacionalidade estrangeira para os seus quadros. Só resta agora confirmar se o Ministro Palocci seguiu o mesmo caminho.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

50 Opiniões

  1. Dhelyo disse:

    Pais pobre, presidente fraco e sem cultura, sociedade distorcida e ainda ficamos perplexos com o que? Que o Pais sempre foi corrupto, ou melhor dizendo, a classe dominante, todos nós sabemos O que tínhamos esperança é que um homem do povo poderia ter mais sensibilidade e ética , erramos. Somos todos iguais de perto como diz João Hubaldo, desonestos . Desonestos sim. Acreditamos no improvável e não somos sinceros, acreditamos que a classe política é melhor do que o resto do povo, que durante quinhentos anos aprendeu que o melhor e tirar o máximo de vantagem de qualquer situação em detrimento dos outros. Somos diferentes do resto do mundo, também não, somos humanos. A diferença é que somos desonestos, fingimos ficarmos irados e tocamos nossas vidas da melhor forma possível, tirando o máximo de vantagem a que tivermos acesso, inclusive outra cidadania, se assim nos for conveniente.

  2. Denise disse:

    Em primeiro lugar gostaria de saber a ascendência dessa mulher bem como da mulher do “ministro da justiça” que tambem conseguiu a tão sonhada cidadania,tão almejada por tantos,inclusive por mim, mas que esbarram nas exigências,demora no atendimento e muitas outras barreiras, porisso quero mesmo saber a ascendência dessas duas.
    Em segundo lugar,nunca acreditei que uma “pessoa” que nunca trabalhou, pudesse dirigir uma nação, que,apesar de tudo é maravilhosa.Realmente, todos os partidos não são honestos, mas não podemos nunca nos compararmos a eles pois assim estaremos nos nivelando por baixo quanto a honestidade e a educação que meus pais passaram a mim e a meus irmãos sempre foi de termos a consciência tranquila e primarmos sempre pela diferença, ou seja, sejam honestos e é esta educação
    que graças a deus consegui passar aos meus filhos.
    Concordo que os partidos sempre foram “insinceros”(não sei se existe essa palavra),mas esse que esta no governo atualmente conseguiu ganhar de todos na safadeza, mentira,engôdo e ainda dar risada do povo; esse mesmo partido que atrasou o progresso do país,sempre gritou de galo SÓ NÓS NÃO ROUBAMOS; SÓ NÓS NÃO TEMOS CAIXA 2 SÓ NÓS SABEMOS O QUE É MELHOR PARA O PAÍS, E ETCETCETC…..
    Agora está provado que fede mais do que os outros e ainda canta de urubu na tv.A gota d!agua foi realmente a cidadania,pois uma 1ª dama(argh) não precisaria de outra cidadania. Vamos esperar pra ver.S´o tempo dirá.

  3. Denise disse:

    Gostaria de corrigir o meu texto: onde se lê “ministro da justiça” é na realidade “ministro da cultura”, gilberto gil.Desculpem o meu erro.

  4. Yukio disse:

    Terríveis constatações. Nota-se a visão de Brasil nem um patriótica da familia presidencial. Eles têm direito, é verdade. Têm necessidade? Acrdito que não para fugir do país, pois isso não vai acontecer. O presidente não deve tomar nenhuma atitude como a do Fujimori, de fechar o Congresso corrupto, que o levaria a ser caçado (com “ç”) e forçasse-o ao exílio. E isso não aconteceria na itáilia e sim e Cuba ou Venezuela.
    Mas que houve uso da influência do Itamaraty nessa rápida obtenção, houve. É um fato que merece ser estudado. Parabéns pelo artigo.

  5. Ronaldo de Andrade disse:

    Este é e será o alto preço a se pagar pela falta de cultura e informação, não só da população mas da grande maioria daqueles que se propõem a dirigir o país.Se a população fosse induzida a estudar e progredir intelectualmente, saberia avaliar e exigir direitos e deveres. Não há punição, não há julgamentos e penas cumpridas, não há penitenciárias e centros de reeducação. Existem Leis, mas não são cumpridas pelas instituições. A desordem já começou e até que o ciclo se complete, muitas vidas se perderão, pois a retomada do caminho será difícil e lenta.

  6. Angela disse:

    Que absurdo! Chega a doer no ouvido. Existe o tratado que descendentes de italianos podem ter dupla cidadania e vice-versa ? Existe ou não existe ? Foiu o Lula ou Marisa q

  7. Angela disse:

    continuando…. que fez a lei, assinou, obrigou alguém a fazer. Não ? Ah, certo. então se existe e ela é descendente é legítimo que peça a cidadania para si e seus filhos. E a critica é porque não ficou na fila ? Quanta hipocrisia, né mesmo ? Alguém, de vereadorzinho prá cima fica em fila aqui ou emoutro pais qualquer ? Agora a crítica é só quando se trata do Lula, né mesmo ? Pois, engulam: 1 pq o povo não tá nem ai prá essas especulações, classe média é que gosta de vender a consciência. Pobre vota pelo que vê e pelo que chega asté ele, no seu dia-a-dia. 2 em 2006, é Lula outra vez apesar de toda bandalheira que a midia faz contra ele.

  8. Miriam disse:

    NOVIDADE NENHUMA, TÁ NA CARA QUE ELES JÁ ETÃO COM A VIDA GANHA LÁ FORA, E COM AS MALAS PRONTAS.
    QUANTO AO PALOCCI, ELE JÁ TEM O PASSAPORTE ITALIANO, E AQUI EM RIBEIRÃO PRETO, TODOS SABEMOS, SEGUNDO A PRÓPRIA FAMÍLIA DELE, QUE TODO O DINHEIRO “DELE” ESTÁ LÁ NA ITÁLIA. MAIS UMA PIZZA SAINDO.
    GUARDEM BEM ISSO.

  9. Patricio Macario disse:

    A leitora Angela não entendeu: não é uma questão legal, é uma questão de decoro, do respeito que a primeira dama deve ao país. A primeira dama da república não pode declarar que prefere ser cidadã de outro país, é uma vergonha. Mas ilegal não é, a não ser usar sua posição para furar a fila. Mas isso a leitora parece achar normal. Uma informação para você, Angela: tem gente que não fura fila, tem gente que não compra nem vende voto, tem gente honesta no país.

  10. jonas de j. menezes disse:

    Acho que o autor é oposição cerrada, pois parece ter despeito pois o torneiro chegou à presidência.Olha meu rapaz,faça um jornalismo melhor, porque o povo brasileiro já decidiu: LULA OUTRA VÊZ. Não adianta, a mídia espernear.Nunca se fez tanto pelo povo como agora no governo LULA.Olhe “alguns” números e compare.Depois escrevase tem coragem.Abraço de ex-eleitor do psdb.

  11. Corruptor disse:

    Bom, parece que agora poderemos ter uma nova ditadura militar…

  12. J R Wenzel disse:

    POVO IGNORANTE TEM O GOVERNO QUE MERECE!
    SER DESONESTO TORNOU-SE STATUS E TODOS CONCORDAM E ACHAM CORRETO!
    ISTO SOMENTE VAI MUDAR QUANDO DIMINUIR O NÚMERO DOS IGNORANTES.

  13. Sueli disse:

    pq. os brasileiros ainda vão ter esperanças neste país se a própria primeira dama não tem.
    aliás ela melhor que ninguém deve conhecer a capacidade do marido.

  14. alberto disse:

    “seria trágico se não fosse cômico! vergonhoso, inacreditável! onde está, o governamental, orgulho de ser brasileiro? o governo lula tem batido todos os recordes de incapacidade, de organização e de honra!o povo nunca se enganou tanto com um político como ocorre nessa gestão nefasta composta de mensaleiros e mais, recentimente, sanguessugas! quem sabe a 1ª dama não esteja pleitiando uma colocação para o futuro ex-presidente na máfia italiana?!

  15. Leovegildo Monteiro disse:

    Parabéns ao Patrício Macário…pela resposta dada à Angela, que , coitada , não deve ter ido além do 1º Grau…mas é para esta e outras pessoas que ele vai governar novamente, pois, se contentam com pouco…infelizmente!!

  16. Dami disse:

    Essa notícia não deveria ter passado em branco pela mídia. Mas mesmo assim, isso não muda em nada minha concepção do governo Lula. Se a mulher dele quiser virar italiana, problema é dela. Aqui no Brasil ela não manda em nada mesmo… Não sou petista mas tenho minha própria opinião. Daqui a pouco tão falando que o cunhado do amigo do presidente Lula traiu a mulher dele e abandonou os filhos e estarão dizendo “mas que absurdo!”.

    É só isso.

  17. Neia disse:

    Me questiono porque os brasileiros ainda ficam pasmos diante de tais fatos. Afinal, votaram em um analfabeto e ignorante, retirante e preguiçoso esperando que se comportase feito um lorde???Oras que familia poderiamos esperar de tal genetica e seus devidos parceiros???? nunca ouviram falar que educaçao vem de berço???

  18. JOAO disse:

    Opinião corajosa deve ser exposta a população quando se tem provas concretas. …. Na minha cidade apareceu uma surda/muda grávida…dizem que o filho é de Lula. Olhe que ele nunca andou por lá nem ela foi ao seu encontro.Mesmo assim, aqueles quem mamam ou perderam o peitinho do PFL/PSDB, tentam resgata-lo. Vamos fazer oposição séria…vocês que viveram na situação tem muito que aprender sobre oposição. Viva Lula nosso melhor e maior Presidente que este País, que amamos tanto, já teve. Vai ser eleito novamente porque a maioria do povo merece e deseja. Cadê que você publicam que a jornalista Sônia Abraão (da rede globo) tem um filho de FHC??? Isso sim é verdade. Como, também é verdade que ele nunca assumiu.

  19. joca pinto disse:

    FHC entregou o cargo e se picou para França. Por que hein….foi prá livrear algum flagrante??? passou mais de noventa dias num apartamento dele próprio e depois saiu viajando por ai!!! ainda continua viajando o nosso fernando henrique viajante. O dinheiro das TELES, da VALE e outras empresas que ele privatizou ele fez o que??? Se liga meu povo o Lula veio para mudar.

  20. Daniel disse:

    Na verdade gostaria de saber se nossa “querida primeira dama” deu uma de Pitta e furou afila da lista de espera do consulado Italiano que demora +- 10 anos pra ser chamado.

  21. mari disse:

    nossa coitada ela só obteve um dupla cidadania e dai? nem por isso ela eh alguem que nao gosta do brasil ou coisa parecida…vida pessoal dela nao tem nada a ver com ninguem…

  22. eunice disse:

    Gente……….estou aturdida com o que voces falaram. Gostaria de saber, se é verdade toda essa patifaria do presidente e seus asseclas, porque não tiraram ele do poder como aconteceu com Collor ?
    A resposta eu acredito que seja esta: estão todos com o rabo preso de alguma maneira, Todos estão pouco se importando com o País, e a nossa primeira dama conhecendo o seu marido apenas abriu caminho, caso existisse algum Homem de verdade para esmurrar a mesa e colocar ordem na casa.
    Pobres brasileiros………..

  23. marco disse:

    Ao acompanhar as pesquisas de opinião sobre o candidadt Lula mais confuso fico. Não é possível desvincular o seu nome do PT. Será que 50% da população ignora isso. Algum cientista político tem a resposta?

  24. Fernando disse:

    Inteligencia, vontade e moralidade sao funçoes muito proximas umas das outras.. Mas o senso moral importa mais do que a inteligencia. Quando ele desaparece duma naçao, toda a estrutura social começa a DESAGREGAR-SE.
    Na sociedade moderna raramente temos a ocasiao de observar individuos cujo comportamento seja inspirado por um ideal moral. Contudo, tais individuos existem; é impossivel deixar de nota-los quando os encontramos. A beleza moral deixa uma recordaçao inesquecivel àquele que a contemplou, por uma so vez que fosse. Impressiona-nos mais que o belo da natureza ou da ciencia; dà a quem a possui um poder estranho e inexplicavel; aumenta a força da inteligencia e promove a paz entre os homens. E è, muito mais do que a ciencia, as artes, a politica ou a religiao, o fundamento da civilizaçao.

  25. Paulo Coelho disse:

    Quanta besteira escrita acima, ela e os filhos têm direito como qualquer descendente de italiano. O que me deixa envergonhado é que Brasileiros como você não honram nem a sua pátria.

    Abraços!

  26. Angela Marya disse:

    desculpe, mas minha opinião é que se a 1ª dama obteve a cidadania em tempo “record” porque se o direito é para os presidenciais a baba do ministro tem exclusivamente o mesmo direito.

  27. Angela Marya disse:

    desculpe, mas minha opinião é que se a 1ª dama obteve a cidadania em tempo “record” porque se o direito é para os presidenciais a baba do ministro tem exclusivamente o mesmo direito.

  28. maria antonia dal bello disse:

    O q me admira è alguns cretinos q escrevem dizendo que o Presidente do Brasil nao tem cultura!! Se envergonhem!Vcs nao sabem nem o significado da palavra cultura!Um homem que de operario virou Presidente do Brasil com a maior votaçao da nossa historia,que recebeu o maior titulo q um brasileiro pode ter, o de PRESIDENTE DO BRASIL, caramba, o q è q vcs entendem por cultura heim?Faculdade? Vcs podem passar o tempo q quiserem dentro de uma, vcs nunca vao chegar aos pes do presidente, entenderam? Ou isso è dor de cotovelo? è inveja,pq intelectualmente vcs nao podem se comparar. Se envergonhem! Vao estudar o significado da palavra cultura vao.E parem de escrever porcarias.Respeito ao PRESIDENTE LULA menininhos imbecis!!

  29. Camilo Terras disse:

    Maria Antonia, à parte a sua grosseria (aliás não entendo porque o site publicou) falta de cultura é a pessoa ignorante que afirma que estudar ou ler livros não serve para nada. É o presidente que acha razoável sua mulher preferir outra nacionalidade. É a pessoa que não sabe falar português. É isso. Ninguém nega a esperteza dele, levou-o à presidência duas vezes.

  30. maria antonia dal bello disse:

    E mais:Sobre a cidadania da PRIMEIRA DAMA DO BRASIL: nem a noticia è relevante nem corajosas sao as pobres opinioes manifestadas por vcs!

  31. maria antonia disse:

    Camilo Terras
    nao afirmei que estudar e ler livros nao serve pra nada, o problema è que se pode ler e nao entender nada! Por exemplo, dona marisa nao preferiu a nacionalidade italiana como vc diz, os descendentes italianos tem direito à dupla cidadania, isto è, nao perdem a cidadania brasileira e nao preferem outra, simplesmente teem as 2!

  32. João Sangoi disse:

    É lamentavel ter que aturar como presidente, um boçal igual ao molusco presidente, eleito por outros molusco, iguais a tantas maria antonia dal bello. Meu Deus do céu, ajude-nos. Porque eu e minha família, 100% de origem italiana, temos que esperar mais de 10 anos para uma eventual chamada, afim de conferir a documentação, para a tão esperada cidadania italiana. Nos poupe maria antonia, e evite o despraser de nos fazer ver, que vc é farinha do mesmo saco do molusco.

  33. Angela Marya disse:

    Não entendo como a primeira-dama pode declarar que é para prevensão que a dupla cidadania seria para o caso de fuga da familia presidencial, o que também é provável para garantir o emprego dos "bambini". Mas, estamos no Brasil e a Itália já chegou lá……….é um absudo……….

  34. Gasparini disse:

    Bravo Neia que lembrou a todos que votaram no Lula que educação vem de berço. Mas gostaria de saber quem não faria o mesmo se tivesse a mesma oportunidade?

  35. Jussara Nunes disse:

    Quanta hipocrisia! Penso que se alguém tem direito a dupla cidadania, tem que usufruir. É questão de praticidade. Numa possível viagem de negócios, estudos ou até mesmo para turismo fica tudo muuuuuito mais fácil com os direitos de cidadão europeu, porque deve ser esta abrangência que fez com que a família adquirisse a cidadania italiana.Você pega o passaporte, e vai. Não precisa ficar dando explicações sobre tudo.
    Acho que questões como esta, num mundo globalizado em que vivemos é secundária.

  36. Ademir josé Dar Bello disse:

    Gente, ela é fissurada no cara barbudo que dirige esse pais… relevem as opiniões dela.
    Como PETISTA(baderneiros) dos anos 70, ela se contaminou com o virus da hipocrsisia partidaria.PT.

  37. maria antonia disse:

    o ademir, aprenda pelo menos a escrever. ela quem? esse cara barbudo,baderneiros, petista dos anos 70!que pobreza de palavras, tipicas de quem le Veja e outras pobres publicaçoes!!

  38. Roselene Carotta disse:

    Como vocês pensam que a D.Marisa conseguiu a cidadania?Exatamente como o PT faz, passando a perna em todo o povo brasileiro.Basta saber, que o Se. Presidente comprou cadeiras giratórias no valor de $4.000,oo cada uma, quando poder-se-ia comprá-las por apenas 480,00

  39. Mag disse:

    Uma coisa é um cidadão brasileiro COMUM adquirir Cidadania da União Europeia, tem que fazer mesmo.
    OUTRA coisa é a esposa do PRESIDENTE DO BRASIL adquirir tal cidadania para garantir o futuro…quanta falta de DECENCIA! Esta, junto com o presidente, PRIMEIRO tem que fazer decentes as vidas dos brasileiros.
    Mas no brasil, DECENCIA, HONESTIDADE E PRINCÍPIOS NÃO FAZ PARTE DO VOCABULÁRIO DE MUITOS, E VIVA O Pão E CIRCO!

  40. Pedro Galuchi disse:

    Ótimo texto… E como correu rápido o processo da Marisinha "Papagaio de Pirata". Pensar que tentei durante anos e não consegui por causa de um erro de grafia…

  41. ademir disse:

    rsrs gente, sou irmão dessa fanatica Maria Antonia rsrs, lendo as opniões dela …vejo que minha mãe errrou em coloca-la nesse mundo maravilhoso. irmã q chama irmão de analfabeto….rsrs
    ela ta velha demais tem 65 anos e ainda não aprendeu nada da vida…..rsrrs depois dessa ela vai me deserdar como irmão rsrs foi o q ela disse… o q vcsa acham disso.?

  42. Francesca disse:

    Kkkkkkkkkkk e aonde que a MARISINHA tem descendencia italiana ? De Italiana ela não tem nada, nem a cara, nem o nome nem o sobrenome.
    POUPEM-ME !

  43. Marcio disse:

    Porque uma pessoa que diz ser cidadão brasileiro e estar do lado dos pobres (pRESIDENTE lULA E fAMILIA). Quer uma cidadania Italiana??? Estou sem entender!!! Alguem pode me explicar de uma forma que me convença???

    “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que
    serão governados pelos que se interessam.” (Arnold Toynbee)

  44. ELIO LUIZ GÓMEZ disse:

    ESA SEÑORA MARIA ANTONIA TEN QUE NO PASSAR PERTO DE UM TROLE O DE UNA COCHE CUALQUER, SI TAN BURRA QUE SEA, ES CAPAZ DE SALIR PUCHANDO LA EMBARCACION EN LAS CALES DE SAN PABLO.

  45. laura maria de sousa castro disse:

    Pois é, dei entrada na minha cidadania italiana, a um ano e meio, e até agora nenhuma notícia do consulado; dizem que em São Paulo, demora por volta de 15 anos, para ser chamado pela embaixada. Gostaria de saber o caminho que a senhora do ex- presidente usou, prá ter a cidadania reconhecida. Com certeza não deve ter sido pelos trâmites legais, como tem que ser feito pelo cidadão comum. É revoltante ver, como pessoas que deveriam dar exemplo, fazer uso da condição de ser influente, prá conseguir benefício. Mais uma revolta prá minha lista.

  46. Roberto disse:

    Vocês acreditam que hoje, no nosso País, existe algum político honesto??

  47. Roberto disse:

    Vocês acreditam, francamente, que existem no nosso País, algum político honesto, preocupado com as necessidades do povo??

  48. DFC disse:

    Pois é eles já planejavam tudo,sabiam que a qualquer tempo a lama escorreria por debaixo da porta e se fossem descobertos fugiriam para a Itália.Viva aos otários do “Bolsa preguiça” e
    “Minha casa minha Vida de otário”.

  49. Marcos Ortolani disse:

    A obtenção da cidadania italiana no consulado de São Paulo é prova cabal de que a Itália em termos de corrupção é muito parecida com o Brasil.Enquanto isso milhares de descendentes,que são fluentes na língua italiana e que tem interesse de pesquisa,estudo e negócios entre os dois países ficam na fila e esperam até 10 anos para obter o documento.

  50. tom disse:

    Título: DONA MARISA PEDE E OBTÉM CIDADANIA ITALIANA
    Autor:
    Fonte: O Globo, 03/12/2005, O País, p. 14

    Passaporte da mulher do presidente Lula causa polêmica na Itália, onde lei foi criticada por ex-primeiro-ministro

    BRASÍLIA. Neta de italianos, a primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva requereu e conseguiu cidadania italiana. A informação de que a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dupla cidadania foi confirmada extra-oficialmente pelo Palácio do Planalto. Os assessores da Presidência não divulgaram, no entanto, quando ela requereu a cidadania italiana. Segundo amigos, ela teria pedido o passaporte italiano recentemente.

    Em outubro, entre os dias 15 e 18, o presidente Lula e dona Marisa visitaram Roma e lá, segundo integrantes do governo, surgiram os primeiros comentários de que agora a primeira-dama também é cidadã italiana. O Palácio do Planalto informou que o presidente não tem cidadania italiana e nem pretende pedi-la. Segundo diplomatas, como ele não é descendente de italianos, teria que renunciar à cidadania brasileira para conseguir se naturalizar italiano como marido de dona Marisa.

    Filhos e netos têm o mesmo direito da mãe

    Já no caso de dona Marisa, de descendência direta, há o direito de requerer a dupla cidadania. Segundo a lei italiana, têm direito à cidadania filhos, netos, bisnetos de italiano, em todas as gerações mantendo-se a linha paterna; ou filhos, netos ou bisnetos de mulher italiana que tenham nascido a partir de 1º de janeiro de 1948. Portanto, os filhos e netos de dona Marisa também têm o mesmo direito.

    O passaporte de dona Marisa causou polêmica na Itália na última quarta-feira, quando o jornal ¿Corriere della Serra¿, o mais influente daquele país, publicou uma reportagem sobre o assunto. No texto, o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D¿Alema, amigo de Lula, reclama das leis de imigração do país e cita o caso de dona Marisa. A reportagem reproduz uma declaração da primeira-dama ao próprio jornal, em setembro de 2001.

    Lula chama a mulher de galega

    Na ocasião, mais de quatro anos atrás, dona Marisa dissera: ¿Minha família entrou com o pedido de reconhecimento da cidadania. A mim não importa nada, mas meus filhos insistiram. Mas nenhum de nós tem a intenção de deixar o Brasil. É só uma oportunidade, no caso de se precisar¿. O tempo de espera, em geral, é de quatro a sete anos para obter a cidadania italiana no Consulado de São Paulo.

    Dona Marisa é filha de Antonio João Casa e Regina Rocco Casa e muitas vezes é chamada carinhosamente por Lula de galega. Ela se casou com o presidente Lula em 1975.

    O título da reportagem do ¿Corriere della Serra¿ é: ¿A mulher de Lula vota, a babá dos meus filhos não¿, reprodução de uma frase dita por D¿Alema. Na reportagem, assinada por Rocco Cotroneo, D¿Alema reclama das facilidades dadas a descendentes de italianos enquanto os imigrantes que vivem naquele país não têm direitos civis, como o de votar.

    Pessoas com cidadania italiana podem votar lá

    As pessoas com cidadania italiana no exterior recebem cédulas de votação e podem votar. Em 2006, haverá eleição para primeiro-ministro da Itália. Na viagem à Itália em outubro passado, o casal Lula se encontrou com D¿Alema, presidente do partido de esquerda Democracia Socialista (DS).

    Em páginas mantidas pela comunidade italiana na internet, surgiram as primeiras informações sobre o assunto no dia 15 de outubro, informando que dona Marisa Letícia acabara de conquistar a cidadania italiana no Consulado de São Paulo.

    Na entrevista ao ¿Corriere della Sera¿, D¿Alema conta que a própria primeira-dama comentou com ele que havia conquistado a cidadania, e conseqüentemente o passaporte italiano, e que estranhou receber em casa papéis escritos em língua italiana.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *