Início » Opinião » Artigos » Propaganda de passaporte
Artigos

Propaganda de passaporte

É inacreditável a desfaçatez com que as autoridades brasileiras desperdiçam o dinheiro do contribuinte. Sem nenhum pudor, sem medo de serem flagradas queimando inexplicavelmente os recursos públicos.

A última do governo federal é fazer propaganda do passaporte brasileiro. Sim, o leitor não está tendo nenhuma alucinação: o Ministério da Justiça está fazendo propaganda do novo modelo de passaporte para os próprios brasileiros. O anúncio está sendo veiculado pela televisão, entre outras coisas procurando passar uma falsa sensação de orgulho aos que nasceram nesta região ao sul do Equador.

A desculpa é que o passaporte mudou de cor e ganhou códigos de barra e outros elementos de segurança, mudanças há muito em vigor em todos os países decentes. As autoridades tratam o telespectador, o contribuinte, o viajante, como se idiotas fossem.

Ora, um passaporte é um documento que o Estado tem a obrigação de fornecer. Não tem a menor necessidade de fazer propaganda na TV. Ou melhor, os únicos destinatários para quem tal propaganda teria um mínimo de utilidade – e que jamais assistirão a ela – seriam os fiscais de imigração dos países desenvolvidos, uma vez que teria ficado mais difícil falsificar o novo passaporte. Por isso mesmo imagina-se que o Itamaraty, a Polícia Federal, ou quem de direito, já tenha oficialmente comunicado às autoridades estrangeiras sobre as características do novo passaporte brasileiro.

Não se concebe nenhum brasileiro, no gozo de suas faculdades mentais, solicitando a emissão de um passaporte em virtude de mera propaganda. E muito menos que ele se sinta mais seguro ou orgulhoso porque agora o passaporte é azul. Ou devido ao código de barras. Aliás, o brasileiro honesto que enfrentar os guichês imigratórios dos Estados Unidos, da Europa ou Japão continuará recebendo o mesmo tratamento, quer tenha o novo passaporte ou não. Continuará sendo visto como oriundo de um país de segunda categoria, onde o seu povo pode ser tapeado de todas as maneiras pelos governantes. Até com uma inócua, inútil, inválida, indecente, inepta, intolerável, intraduzível e inverossímil propaganda de passaporte. Este artigo foi publicado originalmente neste site e reproduzido com autorização do Instituto Liberal.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. Vicente Pignaton disse:

    Concordo plenamente com Cândido Prunes, é dinheiro jogado fora pois é só ir a P.F. e retirá-lo não importa se novo ou não, continuaremos sendo tratados como povinho de 3º mundo.

  2. sonia disse:

    E uma vergonha que o povo brasileiro tenha que passar por idiota…e ainda com nosso proprio dinheiro

  3. Andre Santiago disse:

    Esse novo passaporte não fazer com os politicos safados , quase todos, são safados e ladrões, parem de nos roubar escancaradamente, vai?????

  4. Ruben Zevallos Jr. disse:

    O problema não é esse… eles aumentaram o custo do passaporte porque disseram que agora tem várias coisas para aumentar a segurança… fiz meu novo passaporte e ele é igual ao anterior, ou seja, nada mudou… então porque me cobraram o novo preço?

  5. Anônimo disse:

    A propaganda do governo, ao que me parece, é uma forma de garantir preços módicos nas campanhas eleitorais ou seja é uma troca de favores com o nosso dinheiro.

  6. William Rocha disse:

    e agora uniram as os meios de arrecardaçao para que se possa retirar uma certidão em uma unica repartição!
    a certidão da substimação da inteligência do brasileiro!!!

  7. Antonio Carlos da Silva disse:

    Assino em baixo. Tenho a mesma opinião e acrescento que somos culpados quando não cobvramos do governo uma explicação.

  8. Thur Costa disse:

    Propaganda enganosa, na praça Mauá, vc é atendido por uma guarda municipal quando vai tomar informações,um passaporte leva quarenta(40)dias pra ficar pronto, e em nenhum telefone vc consegue informações.Passaporte é sinonimo de arrecadação.E a policia federal reclama de aumentos e outras coisa,se eles merecem??se depender do departamento de emição de passaporte,o salário deveria ser o mesmo da atendende desentendida do setor de informações da Praça Mauá

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *